No dia mundial da filosofia (2022): ἀλήθεια


Eis um quadro de Serge Poliakoff, aí o tens na tua frente; hoje, dia mundial da filosofia, é a minha proposta para falarmos um pouco sobre a verdade (ἀλήθεια) na arte, que te parece? Vá lá, desembucha, faz perguntas, é assim que nas conversas o Ser se desvela. Não tive dificuldade, demorando-me na pintura, em reconhecer quem assim me questionava, quando já o dia pela luz oblíqua descia até à folha do um limoeiro, em frente à minha janela de guilhotina, onde mora a melancolia rouca de um melro azul. Não me acanhei e nem me dei por achado; e, alinhando na cumplicidade enquanto colhia no ar a forma de um limão, ouvi-me a dizer: para os filósofos a arte como problema é um tema interessante porque mora nesse tema o problema da verdade, que significa verdade? Retorquiu: verdade em ciência significa certeza e também método, mas tal não se aplica à arte, e tão pouco se pode acreditar no que dizia Max Bense quando, tendo presente a informática, garantia que pelo número de bits podemos saber se Rubens era melhor paisagista que Rembrandt; a arte, meu atentíssimo admirador de mim, não admite critérios quantitativos. Deixa-te de rodriguinhos, interrompi com o outono molhado preso por um fio, diz-me: que se entende por verdade quando a verdade se aplica à arte? Alto aí!, exclamou rindo-se, olha mais uma outra vez para a imagem que te envio, mui bem!, se eu te disser o que leio na tua mente entenderás o que é a verdade na arte, a arte é verdade, e verdade é o desvelamento do Ser, rematou. Diz lá então o que lês na minha mente, atrevi-me. Leio, cantarolou, leio na tua mente que sabes que sou eu que estou na imagem, a composição de cores e a tensão de linhas e cores - trejeitos meus - transmitem-te: "sim, é!"; deuses!, que espertinho!, agorinha mesmo acabas de sussurrar-te: “o fragmentário e o desordenado na imagem estão a transformar-se em algo íntegro, tão verdadeiro e tão sendo”!, e assim é, concordo, assim é, a verdade na arte é algo íntegro, tão verdadeiro, tão sendo. Banzado, arrisquei a medo: tal significa que a verdade na arte não é reproduzível? Não é reproduzível, mostra-se sendo, ciciou, e: demora-te na imagem e saberás quão tanto eu desdenho a mediocridade, estou e sou uma obra de arte não reproduzível, esmeralda de nascença assim neste instante o atesto com música, dentro de mim a música é ave. Quando tudo está dito é uma atitude inteligente ficar calado, ruminei com os meus botões em modo avião. O silêncio chegou de mansinho e eu abri a minha janela de guilhotina para colher a transparente e verde fragância do ar húmido e frio. O ar é para os seres humanos aquilo que a água é para os peixes, lembras-te?, ouvi ainda perguntar.

Adenda ..., a ter em conta..., e ainda.

Comentários

Mensagens populares