Não sabe quem foi Cennino d´Andrea Cennini?

 














Natività di Maria, de Cennino Cennini 

(mensagem recebida)

Ontem, vida gratuita, que quer meu sempre (e para sempre) admirador, ontem, ao ouvir elencar as novas medidas restritivas (e os novos parcos apoios financeiros e sociais) de combate à pandemia Covid-19, passei-me dos carretos, então o governo (que pelos vistos só sabe navegar à vista, e mal) não fez o trabalho de casa, não se preveniu para uma segunda vaga da pandemia, baldou-se para uma interpretação correcta (e clara) dos dados científicos (o celebérrimo indicador "R" é maior que 1 há mais que oitenta dias!), e, pasme-se, as pessoas que vivem  neste nosso país (a receita continua eficaz, parece) é que são as responsáveis pelo agravar da pandemia?! Mais, pense só: pátáti, pátáta, e por dá cá aquela palha, lá era, segundo acima segundo abaixo, lá era chamado o Natal à colação, até ouvi, ouvi com os meus ouvidos de ouvir, até ouvi que um dos objectivos daquelas novas medidas, acudam, era salvar o Natal. Salvar o Natal?! Céus, ao que a política chegou, deuses, até já não não há bicho careto peralvilho que não se arme ao pingarelho e que não bote faladura e sempre na ansiedade de se manter no lado de onde sopra o vento! Adiante... Hoje, em dia de céu azul a brilhar, temperatura amena e sem sopro de vento, para acalmar os nervos (registe que, por mor da sua ausência, desde quinta feira passada que um complexo molho de nervos me dá cabo do juízo), para me sentir em paz de espírito (a paz de espírito não precisa de exercícios de respiração), eu, que estou do lado bom da barricada no combate à Covid-19, abri o meu caderninho preto argolado e desatei a desenhar com cor sinopia; isso mesmo, a desenhar no jeito de Alberti (quando ele desenvolveu a ideia ciceroniana de lineamenta). Muito bem, adiante, explico-lhe devagar como é meu timbre autenticado: lineamenta é assim a modos que misturar o desenho com o pensamento, é assim a modos que o rio que em mim corre a fugir das ideias e a divertir-se na superfície da página em branco do meu caderninho. Que desenho espantoso o meu, é um desenho feito de tempo, gosto. Se a imagem (acima) tem algo a ver com o meu desenho? Tem e não tem, sim e não. Não, porque  no meu desenho umas linhas chamam outras (amiúde) e só passado um ror de tempo eu entendo a mensagem que elas me querem transmitir. Sim, porque escolhi a cor sinopia. Como? Diz que não conhece a cor sinopia? Vida, a cor sinopia foi assim descrita por Cennino d´Andrea Cennini: "cor natural conhecida por sinopia, ou pórfiro, é vermelho; e esta cor tem característica pobre e seca. Pode-se trabalhar com ela: e quanto mais se trabalha, mais ela se torna útil...". Não sabe e não imagina sequer quem foi (ou quem possa ter sido) Cennino d´Andrea Cennini? Tem bom remédio, pesquise e não seja calão!

Adenda

... com música e memória e memória e memória.

Comentários

Mensagens populares