Anunciação: o prazer estético é um modo de exploração do mundo

(mensagem recebida)
Acordei cedo, meu admirador de mim, e, como é costume, aproximei-me da janela do meu terraço. Imagine só, imagine o quanto as minhas mãos maneirinhas me pediam (encarecidamente) o meu caderno de apontamentos soltos, queriam escrever, as maganas. Perguntei-lhes: que raio vos caiu em cima? Endoidaram? A esquerda, ladina, fina, atirou-se a mim, e disparou: senti a tua mente a sussurrar-te que o prazer que retiras da vista deste teu terraço de horizonte-água não é algo que sintas nos olhos, é mais como uma afirmação daquilo que vês, seja, é um reconhecimento jubiloso de que as coisas no horizonte à tua frente são boas, são objectos exteriores a ti que te dão algo que é teu. Que me dão algo que é meu? Ripostei enquanto apreciava um sorrisinho matreiro da minha mão direita, igualzinho ao meu. Nossa Senhora, agora me dou conta, eu a falar com as minhas mãos e elas a falar comigo, vida, pode lá ser! Adiante, leia. Sobra-me a vontade de lhe dizer a si, meu ainda admirador, que sim, que o prazer estético é um modo de exploração do mundo e que é esse prazer estético que marca a diferença entre seres humanos e animais, é esse prazer estético que define a condição humana no que ela tem de melhor, a intencionalidade expandida. Nunca ouviu falar em intencionalidade expandida? Sério? Pense então que em todas as reações dos seres humanos uns com os outros, a tentativa é sempre olhar para dentro dos outros, em busca daquele horizonte inalcansável de onde eles ou elas se nos dirigem. Se o sinto a si - em olhares, gestos e palavras - no horizonte-água da janela do meu terraço berço de amores perfeitos? Óbvio, até as minhas mãos o sabem, elas que aqui tanto e tão bem o escrevem, gosto e gosto e gosto!
Nota 1
Vou agora, com tempo e vagar, vou pensar nisto. Depois se verá o que acontece: na vida há momentos simples que podem ser uma dádiva, nunca esqueça que assim é.
Nota 2 (nada - mesmo - a propósito)
Que diabo, marrafarico do catrino: o que está a acontecer é mesmo como aqui se diz? Uhm, a realidade é muito mais do que alguns bem pensantes dizem.

Comentários

Mensagens populares