Construir, Habitar, Pensar











"A essência de construir é deixar-habitar. A plenitude de essência é o edificar lugares mediante a articulação de seus espaços. Somente em sendo capazes de habitar é que podemos construir." 

Aqui.

Comentário filosófico (a duas vozes)

Parece, numa segunda leitura, que a citação acima, retirada de um texto célebre de Heidegger, se cola que nem luva de pelica à imagem de uma casa, construída no sul de Espanha - na Andaluzia: nasce, ancora-se e segura-se na rocha e está virada para o mar, mar a que ela roubou o azul e os motivos marinhos serpenteados e ainda ondas revoltas por onde entra luz. Diria Heidegger que na sua presença não manipulável o Ser não se mostra senão ao olhar que não o confunde com o fundo identificável no seio do qual emerge. Quão tão bem, soprou-me a minha consciência, quão tão bem se sente a alegria solene que mora no construir-habitar tanto em dias de sol quanto em noites profundas de lua cálida; a alegria solene que, como nos poemas profundos, é um mergulho num rio que perdeu as margens, sentir é criar, gosto!

Adenda a propósito

Neuroarquitectura é desenhar ambientes eficientes baseados não só em parâmetros técnicos de legislação, ergonomia e conforto ambiental, mas também em índices subjectivos como a emoção, a felicidade e o bem estar.

Comentários

Mensagens populares