Os anjos bons da nossa natureza

Resultado de imagem para steven pinker os anjos bons da nossa natureza
É possível ler (num muito curto espaço de tempo) as 1012 páginas de um livro (de filosofia natural e onde se apresenta uma nova defesa do Modernismo e do Iluminismo)? Sim, é...
Poderá ter sido o hemoclismo do século XX uma espécie de acaso? Só pensá-lo parece ser uma falta de respeito escandalosa para com as vítimas. E: "a verdade é que, em todo o caso, as estatísticas relativas aos confrontos mortais não nos impõem essa conclusão extrema". 
(Mensagem recebida)
Pois sim, digo, pois não, meu caro cultivador de sementes da minha inteligência, não tive ainda tempo de pensar no tema de hoje, mas lembrei-me deste seu texto em que fala de um diabo verde, lembra-se? Quanto gosto de me sentir princesa, vida! Adiante que me sinto inspirada. O ser humano tem em si o bem e o mal, o anjo e o demónio. É uma perspectiva animadora olhar o mundo pelo bem e acreditar que cada vez mais "os maus" vão sendo assimilados pela beleza, verdade e justiça. Uma luta decisiva foi travada no século XX, e está profetizado que vem a caminho o duelo final, que o reino da felicidade um dia chegara, digo, chegará. Como estamos cada vez mais inteligentes, saudáveis e bonitos, custa assim tanto acreditar que assim será? Vida, assim e mais assim, céus, assim como assim, assim, ponto.

Comentários

Mensagens populares