Stimmung pode (mesmo) traduzir-se por tonalidade emotiva?

Recebi (há meses) esta mensagem que li e reli e voltei a ler e a reler. Desde essa data, tenho disponibilizado algum tempo para o pensamento de Heidegger. Mas, a verdade seja dita (se desvele, digo), ando ainda às voltas com a "Introdução à Metafísica". Parei por aqui..., a questão da técnica interessa-me sobremaneira: 
Questionar a técnica significa, portanto, perguntar o que ela é. Todo mundo conhece ambas as respostas que respondem a essa pergunta. Uma diz: técnica é um meio para um fim. A outra diz: técnica é uma actividade do homem. Ambas as determinações da técnica pertencem reciprocamente uma a outra. Pois estabelecer fins, procurar usar meios para alcançá-los é uma actividade humana. Pertence à técnica a produção e o uso de ferramentas, aparelhos e máquinas, como a ela pertencem estes produtos e utensílios em si mesmos e às necessidades a que eles servem. O conjunto de tudo isso é a técnica. A própria técnica é também um instrumento, em latim instrumentum."
Esperava lá eu que me acontecesse! Sem mais nem menos, caiu-me em cima esta comunicação... Stimmung pode (mesmo) traduzir-se por tonalidade emotiva? Sim?! O cego sou eu!

Comentários

Mensagens populares