STARMUS

Começa hoje o festival STARMUS (uma combinação de ciência, arte e música com o objectivo divulgar o progresso da astronomia) em Tenerife, Ilhas Canárias... Afirma, nesta muito interessante entrevista, o astrofísico Stephen Hawking (que participa no festival): "não há nenhum aspecto da realidade fora do alcance da mente humana" e  "não há nenhum Deus, sou ateu"... Ele que, falando de si, declarou: "Humanidade é tão insignificante se a comparamos com o Universo, que o facto de eu ser uma pessoa com deficiência não tem muita importância cósmica"...


Adenda (mensagem recebida)
Olálá, meu caro, estava eu a navegar no STARMUS e às voltas com a frase do Stephen (se ele não precisa de Deus que deixe de citar Deus, que raiva…), e eis que desaba um temporal de proporções apocalípticas, e só por milagre (quanto a natureza me adora e me protege) é que ainda tenho electricidade; resolvi, por isto, enviar-lhe esta mensagem: para lhe dizer o quanto me sabia bem uma pontinha da sua manta de lã merina branca e para lhe dizer que gostava que estivesse aqui comigo a sentir o silêncio que se faz a seguir ao trovão... Sinto (não há outra forma de o dizer) que todos os seres vivos ficam enrolados no edredão perante esta manifestação dos elementos... A "natureza viva" silencia-se... E há uma luminosidade estranha no ar e carregada de electricidade... Que saudades eu tenho, meu atrapalhado mental, do meu locus original; parecido, parecido, só em África vendo uma tempestade sobre a savana de um planalto... Se um dia quiser ir comigo ver uma tempestade, pode levar a sua manta de lã merina que eu levarei um termo de cacau quente…; e, depois do temporal, enrolados e aconchegadinhos, ficaremos a ver o céu limpar e a descobrir estrelas e constelações e… Não, espere, e se eu passar a limpo estas minhas ideias e as apresentar no STARMUS?! Tenerife, Stephen, estou no ir!

Comentários

Mensagens populares