Não fique assim, amanhã logo é outro dia!

Olha, olha, meu caro, então não é que a expressão "Never too late, but earlier is better" me agrada! Agrada mesmo. Saiba que acabo de navegar neste endereço e, oh vida a minha, aqueles neurocientistas não andam muito longe da verdade… Eu nem queria acreditar no que estava a ver e a ouvir: uma fada lampeira (de calças de ganga fina a realçar formas perfeitas, sapatos vermelhos abertos e camisa branca de seda com punhos apertados em pontos brinco, que linda!) a perorar sobre as últimas investigações sobre o cérebro humano. Olhou-me com ar mais ou menos de “ouve lá que hoje tenho pouco tempo e nem sei se me apetece falar do assunto”, e desatou a explicar: “Um dos desafios principais da neurociência actual é entender até onde um cérebro adulto é o resultado da função dos genes que o organizam ou é o resultado do que esse cérebro “viveu” desde que começou a funcionar. Num extremo, os genes determinariam tudo, as nossas condutas e os nossos comportamentos teriam pouco a ver com o que entendemos por vontade e liberdade de escolha; no outro extremo, tudo seria o resultado do que o ambiente provocou sobre o nosso cérebro e o que o nosso cérebro fez durante a nossa vida”. Preparava-me para a interromper… Rodopiou em jeito único, disse que a investigação científica levará a conhecer com maior precisão em que lugar - entre aqueles extremos - está a realidade; e, sem tem-te nem mais nem tanto, ciciou-me, de olhos grandes bogalhados de pérola e orelha esquerda (quão bem torneada ela é!) à vista desarmada: não fique assim, amanhã logo é outro dia!

Adenda (mensagem recebida em carta registada simples)
"Eu sei, eu sei, eu sei que hoje, meu caro, está intrigado comigo e com a minha pressa... Mas também sabe que me enervo com injustiças e sei que sabe que a Ana Gomes é uma das minhas (muitas) mais que amigas prendadas, pois não sabe? A propósito, leia isto e oiça isto e pense ... Está a ver como estes maduros poluem o ambiente e alteram o cérebro das pessoas saudáveis? Percebe agora o quanto eles (e os seus apaniguados) fazem de mal à sociedade? Porque é que os não exterminam de vez e de forma rápida?! Que raça (eu quero lá saber, se posso ou não escrever raça)!... 
Que zangada, que rosto vermelho, que narinas afoitas, que mãos hipatianas em jeito de esganar esfanicando! O cérebro dela é super cérebro, ai pois é, é, claro que é um super cérebro, só pode ser! Pensei comigo amedrontado... Livra!

Comentários

Mensagens populares