A propósito de ritmos escolares

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Bien sûr, je comprends que certains puissent éprouver de l’inquiétude face à ce changement. Sachez que les équipes académiques ont travaillé, dans chaque commune, main dans la main avec les enseignants, avec vos représentants et avec les élus locaux pour que la modification des temps scolaires se fasse dans les meilleures conditions.
Dès le 23 juin, vous aurez la possibilité de vous connecter au site d’information qui vous est dédié (5matinees.education.gouv.fr). Vous pourrez y consulter les horaires de votre école pour la rentrée 2014 et aurez accès à des informations et témoignages sur tous les bénéfices de cette nouvelle organisation. Soyez donc assurés que la rentrée 2014 est préparée avec le plus grand soin.
L’école a trop souvent changé en fonction de l’intérêt des adultes et non de celui des enfants. Je veillerai donc en lien avec vous, avec les enseignantes et les enseignants, avec les directrices et les directeurs d’école à tout mettre en œuvre afin que toutes les chances soient données à nos élèves pour bien apprendre et bien réussir.
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Nota de rodapé
Quando, a propósito de uma (importante e bem gizada) reforma no sistema educativo, um ministro da educação, em França (em Junho de 2014), assim se dirige aos pais dos alunos, e quando uma ministra da educação, em Portugal (em Setembro de 2010), assim se dirigiu aos "alunos, aos professores e até às famílias" podemos pensar: estamos perante formas de olhar diferentes para a "arquitectura" e para o funcionamento do sistema educativo, pois estamos, ou será que não estamos? Adiante que se faz tarde... Com uma curiosa afirmação da ex-ministra da educação de Portugal, quanto à forma de olhar diferente, todos (sem dificuldade) estaremos de acordo: "O tempo que é para estudar (3:46 do video) é "memo" (!) só para estudar, porque se nós estamos a fazer duas coisas ao mesmo tempo, não fazemos nenhuma bem; por isso, peço-lhes que não se esqueçam desta mensagem: todos temos 24 horas do dia... "... Dizem que a ex-ministra  falou sob pseudónimo, será que sim?

Adenda (18-06-2014) - mensagem recebida -
Ui, ui, meu caro, estava eu a ler e a ouvir e a digerir com atenção este seu arrazoado de palavras.., e não é que me fizeram chegar este artigo de opinião? Nem mais nem menos que um artigo da antecessora da ministra do pseudónimo! Claro que sim, "continuar a estudar compensa"; ela sabe muito bem do que fala, concordo, concordo, pois concordo. Mas olhe, pense comigo, e diga-me se não tenho razão: se ela tivesse consultado esta tabela, veria que para além de todas as razões que invocou, teria que ter considerado que há menos alunos... A talhe de foice, meu caro, que me diz do ataque rasteiro ao líder da oposição? Mas então ela não pertence ao mesmo partido que ele? Será que o alertou em devido tempo? O ressentimento (já ouviu falar em M. Ferro?) também se acoita nos bastidores da política partidária, pois não acoita? E mais não digo...

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