Um pensamento é um estado mental consciente, certo?

Um pensamento não é um produto do cérebro, um pensamento é um estado mental consciente, certo? Manhã de domingo (quão tanto calor por aí vai!) e a minha consciência a azucrinar-me os miolos, pode lá ser!, comentei comigo, mas não me encolhi, e: quem te diz a ti que a certeza que mora na tua pergunta, que um pensamento é um estado mental consciente, tão só prova que o cérebro nos engana, a ti e a mim? A mim não me engana, ripostou, a mim não me engana porque sei bem que penso e sei agora mui bem que penso que penso, e a ti também não engana que eu não deixo. Pior a emenda que o soneto, atrevi-me, que não te engane a ti não me custa a entender, que não me engane a mim, isso não entendo. Deus meu!, suspirou, e disse: podes segurar o teu cérebro na tua mão direita e acusá-lo de que ele te engana (como se fosses algo diferente dele)?, claro que não podes meu atarantado mental, não podes porque tu és o teu cérebro e és a mente que ele cria. O que me dizes, arrisquei sem medo, é que se um dia for possível fazer um transplante de um cérebro, o que acontecerá na realidade é um transplante de um corpo, o que me dizes é que a ideia de ser possível o transplante de um cérebro é tão só mais uma ilusão que cérebro cria, tal qual a ilusão de que um pensamento é um produto do cérebro?, terei só agora percebido a tua pergunta: que um pensamento apenas um estado mental consciente? Espertinho!, retorquiu, saíste-me melhor que a encomenda, é isso mesmo, quase que chegavas à questão primeira: se o cérebro engana alguém com as ilusões que permanentemente cria, só a ele mesmo engana: foi assim que a evolução e a seleção natural o esculpiram, daí que ele seja de certeza o órgão mais inteligente que se conhece, é assim que cria a mente e que controla o comportamento. Perdi a tramontana, e disparei: não!, então Descartes estava certo no seu “penso, logo existo”, porque seria impossível saber que existimos se o cérebro não nos proporcionasse a capacidade de criar a mente, de pensar e de termos uma mente consciente?, é por isso que afirmas que um pensamento é um estado mental consciente? Óbvio!, interrompeu-me, um pensamento não está em lado algum, é um estado mental consciente que tu tens quando o teu cérebro funciona: da mesma forma que o movimento não é o produto de uma roda quando gira, também um pensamento não é um produto do cérebro. Não esmoreci, e desafiei-a: será que esta nossa conversa é uma (entre outras) tradução de um estado mental consciente? Nem mais!, exclamou enlevada, hoje fui a tua autoconsciência, consegui mesmo levar-te a pensar que pensas, céus!, gosto!, sou assim de nascença, que se há-de fazer! Fiquei, mudo e quedo, a pensar que penso, que mais poderia eu fazer, que sina a minha!

Adenda com memória.

Comentários

Mensagens populares