O estudo da genética permite conhecermo-nos muito melhor

O que é um gene? Raio de pergunta a esta hora vespertina, respondi eu à minha consciência que em mim navega sem bússola, porquê agora esta pergunta? Ora essa, respondeu, porque é importante saber, e é importante saber porque os testes genéticos permitem às pessoas conhecerem melhor o seu corpo, ajudando-o a programar um estilo de vida mais saudável, não se esqueça que os sentimentos refletem um processo regulador químico acrescido (óbvio!) de um diálogo entre a química corporal e a actividade bioeléctrica dos neurónios num sistema nervoso. Não me intimidei com aquele óbvio suspirado e, aquecendo as mãos na lareira com lenha de azinho em brasas, entrei na conversa sem patinar sobre as palavras: um gene é uma parte de uma molécula que esconde um código. E ela: muito bem, e para que serve esse código? E eu: esse código permite que as células saibam como construir proteínas e desenvolver outros processos que ajudam a viver saudavelmente. Certo, interrompeu afogueada, e o conjunto de todos os códigos no interior das células tem um nome, é o ADN. Não me fiquei, e sem meias medidas disparei: analisando a informação do ADN é possível saber muita coisa sobre as características individuais, altura, peso, se não se deve tomar café, qual o melhor desporto a praticar e até fazer a previsão do desenvolvimento de certas doenças sem descurar o que hoje se sabe do papel da epigenética. Ouvi-a exclamar: céus!, este saiu-me melhor que a encomenda!, às tantas até já ouviu falar em epimemética!, estou embasbacada!, e de supetão trauteou em jeito de pergunta sibilina: garanto-lhe que a maior parte das características genéticas podem ser modificadas, é possível contrariar a herança genética e isso é muito importante para a vida saudável; conhece, no entanto, uma característica genética que não pode ser contrariada? Embatuquei, e ela gracejando num sorriso ameno: aprenda que hoje é dia azado, uma pessoa talentosa vai ser sempre talentosa, e olhe que eu sei muito bem o que digo, quem nasceu esmeralda toda a vida viverá esmeralda em finura de espírito; tenha um bom domingo, com música, sempre!

Comentários

Mensagens populares