Poderão, um dia, os robôs substituir os educadores e professores?
“Melhorar a conetividade de 100% das escolas da Região Autónoma dos Açores, equipá-las com pelo menos 330 novos ecrãs interativos, 100 equipamentos novos de laboratório especializados, 100 novas impressoras 3D, 150 novos projetores de vídeo e 150 novos robôs educativos”
1. A citação foi retirada do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), organizado sob o lema "Recuperar Portugal, Construindo o futuro". É uma citação que serve dois objectivos: o objectivo de incentivar a consulta do PRR e o objectivo de fazer uma ligeira aproximação ao tema (actual) "o papel dos robôs na educação do futuro" (aqui).
2. A escolha da imagem (acima) prende-se com a necessidade de se saber mais sobre um tema específico "o papel dos robôs humanóides na educação na educação e no ensino (e com relevância a utilização de robôs humanoides na educação especial)".
3. Uma (a citação) e outra (a imagem) facilitam o nosso papel de observador quando olhamos e ouvimos o que acontece neste vídeo de 2019: as crianças mais pequenas não tiveram dúvidas, a robô-educadora só serve para eles se divertirem; naquela idade, óbvio, brincar é uma profissão e a robô-educadora nem jeito tem de aprendiz de brincadeira.
4. Poderão, um dia, os robôs substituir os educadores e os professores? Anthony Seldon diz que sim.
Adenda (...vem mesmo a calhar, nem de propósito!)
Acabei de ler esta notícia e também me lembrei disto e disto... e até "disto!".
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