Olhar é uma força física, olhar é criar o que vemos

 Mont Sainte-Victoire, 1885-95, óleo sobre tela, 72,8 x 91,7 cm, Paul Cézanne, Bernes Foundation, Merion.

Ontem, cansado, fui para a cama muito cedo, as lâmpadas ainda não alumiavam a rua e já um ventinho suão se fazia anunciar à sorrelfa. Tudo bem, pensei comigo, a noite está a chegar e o frio é muito mau conselheiro, melhor será dormir que escrever. Tanto os olhos se me fecharam depressa que nem dei por adormecer. Acordei já a noite ia alta e vi por baixo da porta uma tira de luz. Quando a mim mesmo perguntava que horas poderiam ser, deparei-me com uma imagem de uma pintura de Paul Cézanne na parede branca do meu quarto e escutei uma voz atilada que bem conheço: são horas de me ouvir, apure e pense a sua sensibilidade táctil, perceberá o como e o porquê de vermos nos olhos dos outros o que lhes chega das nossas palavras - é assim que sabemos quanto dói (ou não dói) o contacto da alma com a vida -  , e nunca por nunca esqueça que olhar é uma força física, olhar é criar o que vemos.

Nota de rodapé

... com memória e memória.

Comentários

Mensagens populares