Ranking Escolas 2018: programas comuns, resultados diversos
Ranking Provas | Ranking Sucesso | Escola | Concelho | Média prova (%) | Média prova (1-5) | Nota interna (1-5) |
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843 | 932 | Salesianos de Poiares Colégio | Peso da Régua | 50,04 | 2,71 | 2,94 |
870 | 997 | Externato Flor do Campo | Odivelas | 49,50 | 2,59 | 2,81 |
877 | 649 | Escola Evaristo Nogueira | Seia | 49,38 | 2,69 | 2,97 |
883 | 744 | Externato Vila Meã | Amarante | 49,32 | 2,70 | 3,13 |
929 | 829 | Centro de Estudos Educativos de Ançã | Cantanhede | 48,33 | 2,66 | 3,10 |
956 | 710 | Colégio D. Filipa | Amadora | 47,54 | 2,56 | 3,14 |
968 | 1009 | Colégio Campos | Vila Nova de Cerveira | 47,28 | 2,64 | 3,64 |
1017 | 616 | Colégio Liverpool | Porto | 45,45 | 2,43 | 2,80 |
1041 | 992 | Colégio D. Nuno Álvares Pereira | Lisboa | 44,13 | 2,45 | 3,08 |
1053 | 943 | Colégio Nossa Senhora da Conceição (Casa Pia) | Lisboa | 43,65 | 2,38 | 2,92 |
Notas: A média da prova é dada em percentagem e convertida para a classificação de 1 a 5. A nota interna corresponde à nota do período sem a prova nacional.
Este mapa (retirado daqui e daqui) mostra-nos os resultados de dez escolas (privadas) com os piores resultados no 3º ciclo de escolaridade no "Ranking Escolas 2018 - EB 9º ano". É um mapa que se constitui num daqueles casos raros em que a informação, nele contida, tem uma proeminência consideravelmente maior que o esperado: viajam nela, nos dois últimos lugares, dois passageiros clandestinos (com muito para contar). Numa primeira leitura, talvez se não perceba que as duas "escolas privadas" com piores resultados sejam - nem mais e nem menos - dois estabelecimentos de educação e ensino da Casa Pia de Lisboa (identificados com os nomes anteriores à actual Lei Orgânica da Casa Pia de Lisboa - o que de per si revela, no mínimo, uma inaceitável falta de atenção quer da Casa Pia de Lisboa quer do IAVE). Tentemos ir um pouco mais longe para saber mais... (1) Sendo a Casa Pia de Lisboa um Instituto Público vocacionado para o acolhimento, a educação e o ensino de crianças e jovens com necessidades educativas (especiais e/ou específicas) os seus estabelecimentos de educação e ensino integram ou não a rede pública de educação e ensino? (2) Se seus estabelecimos de educação e ensino da Casa Pia de Lisboa não integram a rede pública (nem a rede particular ou cooperativa e nem a rede solidária), não deveriam os educandos da Casa Pia de Lisboa frequentar escolas da rede pública? (3) Se eliminarmos as duas questões anteriores, se considerarmos que os estabelecimentos de educação e ensino da Casa Pia de Lisboa se enquadram no âmbito do ensino privado (rede particular ou cooperativa ou solidária), então os seus lugares no Ranking Escolas deveriam aproximar-se dos primeiros lugares e não dos últimos lugares, certo? (4) Certo, sem dúvidas, dado que, sendo a Casa Pia de Lisboa um Instituto Público (dotado de autonomia administrativa, pedagógica e financeira) e com uma missão claramente definida em favor das crianças e jovens mais desprotegidos da sociedade, os seus estabelecimentos de educação e ensino - rede solidária - deveriam dar o exemplo (público) de excelência e qualidade e de inovação educativa, um exemplo que deveria materializar-se nos resultados. (5) Para concluir, registe-se: recursos públicos (múltiplos e especiais e muitos), "estatuto privado", muito maus resultados. (6) Uhm, parece haver algo errado na equação, algo que não está a correr bem, nada bem, algo se acoberta num enigma, quiçá num equívoco que importa esclarecer quanto antes.
Adenda 1
Seria expectável que, dada a tradição da Casa Pia de Lisboa na leccionação de ensino técnico e profissional, os resultados conseguidos no "Ranking Escolas 2018 - Ensino profissional" fossem muito bons. Não são, basta pesquisar, ponto.
Adenda 2
Aqui poderá ainda encontrar-se a classificação de mais um estabelecimento (idêntica, para não destoar (!), à dos outros dois).
Adenda 3
A bom entendedor: consulte-se e consulte-se.
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