A arte e a beleza alteram as áreas de tomada de decisão do cérebro

'Ohne Titel' de Wassily Kandinsky, 1923
mensagem recebida
Ontem, vida minha, aquele dragão andou às voltas no meu pensamento, que coisa tão feia, que estranho, adiante. Hoje, para lavar a alma, lá fui eu escolher um quadro do Vassily Kandinsky (de 1923), gosta? Eu gosto, tem várias coisas de mim: sensibilidade, curvas, rabiscos, cores e afins, gosto. Estou agora a recordar-me que, quando perguntaram a Einstein: qual, a arte ou a ciência, é para si a mais importante?, ele respondeu: para mim, sem sombra de dúvida, é a arte; a arte deve estar sempre em primeiro lugar, a arte e a sensibilidade. Concordo com ele, mais, até penso que a estética é uma das características mais complexas do espírito humano, sem a qual o conhecimento humano nunca seria o que é e que pode ser. Que lhe parece? Como diz? Que a arte regenera o cérebro? Boa malha, pensamento bem esgalhado, vou (re)ler Semir Zeki, ele diz que a arte e a beleza alteram as áreas de tomada de decisão do cérebro, gosto!
Adendinha
Com poema do coração bonito a tiracolo, enquanto exploro músicas...

Comentários

Mensagens populares