Acerca da necessidade de ensinar e aprender
"A
palavra vida refere-se aos costumes, instituições, crenças,
vitórias e derrotas, divertimentos e ocupações. Utilizamos a palavra experiência com
a mesma riqueza de sentido [em ambos os casos] é aplicado o princípio da
continuidade através da renovação. No que respeita aos seres humanos, a par da
existência da renovação física, dá-se a renovação das crenças, ideais,
esperanças, alegrias, misérias e hábitos. A continuidade de qualquer
experiência, processada através da renovação do grupo social, é um facto.
A educação,
no seu sentido mais lato, é o meio através do qual se verifica esta continuidade
de vida social. Todos os elementos que constituem um grupo social, tanto numa cidade
moderna como numa tribo selvagem, nascem imaturos, carentes de ajuda, não possuindo
qualquer tipo de linguagem, convicções, ideias, ou padrões sociais. Cada indivíduo,
cada unidade portadora da experiência de vida do grupo a que pertence, com o
tempo desaparece. No entanto, a vida do grupo continua.
Os factos
inevitáveis do nascimento e da morte de cada indivíduo num grupo social,
determinam a necessidade de educação. Por um lado, existe o contraste entre a
imaturidade dos elementos recém-nascidos do grupo - seus únicos
representantes futuros - e a maturidade dos elementos adultos possuidores do
conhecimento e costumes do grupo. Por outro lado, existe a necessidade de que
os elementos imaturos do grupo não sejam apenas fisicamente preservados em
número adequado, mas que sejam iniciados nos interesses, propósitos, informação,
aptidões, e práticas dos membros adultos: de outro modo o grupo perde a sua
vida característica.
Mesmo numa
tribo selvagem, as competências dos adultos estão muito longe daquilo que os
elementos imaturos serão capazes de conseguir se entregues a si próprios. À medida
que aumenta o grau de civilização aumenta também o desfasamento entre as capacidades
iniciais dos elementos imaturos e os padrões e costumes dos mais velhos. O
simples desenvolvimento físico, o simples controlo das necessidades básicas de subsistência não
são suficientes para reproduzir a vida do grupo. É necessário um esforço
deliberado e a tomada de medidas ponderadas de modo que os seres que ao
nasceram não têm consciência, sendo mesmo indiferentes, dos objectivos e
hábitos do grupo social, tomem disso conhecimento e se tornem activamente
interessados.
A educação,
e apenas a educação, pode resolver o problema. A necessidade de ensinar e
aprender para assegurar a contínua existência de uma sociedade é, de facto, tão
óbvia que pode até parecer que andamos às voltas com uma frase feita."
Dewey, J. (1916). Democracy and Education: an introduction to the philosophy of
education.
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