Pôr em discussão os "pré-juízos" da sociedade do seu tempo é pensar e aprender a pensar

Que dia com tanto calor!, é calor a mais, pois não é? Creio que sim, que está calor a mais, respondi à minha consciência, quiçá seja um dia azado para, em ambiente fresco, até as consciências se refrescarem. Um piadinha com duplo sentido a esta hora, retorquiu, até que não é uma má resposta, significa que pensas e que gostas de pensar, e eu gosto. Eu confidenciei aos meus botões que este remate “e eu gosto” trazia água no bico, mas fiquei calado e expectante. E ela: por acaso tens uma ideia do que possa ser um “pré-juízo” à luz dos saberes das neurociências? Não sei, mas mal comparado, atrevi-me, um "pré-juízo" será assim a modos que uma “secreção psíquica” (sem sentimento) que desencadeia comportamentos e atitudes e alegria e medo, tipo, salvo seja, o resultado parecido ao que acontecia com os cães de Pavlov que eram afectados por uma “secreção física”, quando, depois de treinados, desatavam a salivar se uma campainha tocava, sabiam que a refeição estava a chegar. Pumba, isso mesmo, gosto!, explodiu ela, também as pessoas associam circunstâncias positivas (e negativas) da sua vida aos estímulos que estavam presentes (lugares, a foz de um rio e coisas, um caderno argolado e loisas, um perfume especial, por exemplo) quando um determinado acontecimento lhes chama a atenção. É aí que acontece a tal "secreção psíquica", certo?, interrompi. Sim, confirmou, daí que seja imperativo pensar e aprender a pensar - pôr em discussão os "pré-juízos" em vigor na sociedade -  porque o cérebro torna possível aquelas associações formando conexões sinápticas entre neurónios - geralmente do córtex cerebral - que processam aqueles estímulos e o hipotálamo e a amígdala, centros relacionados com as respostas vegetativas (salivar) e emocionais (boa disposição) que são capazes de evocar, e mais, te garanto que o cérebro cria mas também combate os “pré-juízos”. Se aquelas associações, arrisquei, são desencadeadas pelos ditos pré-juízos, os quais é imperativo saber ultrapassar através do pensamento para perceber e viver melhor a vida, queres sugerir-me algo em que me possa demorar para neste dia quente, em ambiente fresco, me preparar para espiolhar as entrelinhas desta tua mensagem de hoje? Fica com este filme, respondeu, vê com atenção e entenderás como um "pré-juízo" é função de um psiquismo colectivo que age sob as mesmas normas gerais, mas que em cada determinada situação apresenta características particulares, amanhã passado falaremos com mais tempo e vagar. E, logo de seguida, deu às de vila diogo sem se despedir. Vou ver o filme, há-de ser esclarecedor e ter interesse para os dias que correm, aposto, disse de mim para comigo.

Adenda com memória.

Comentários

Mensagens populares