Estudo: "O impacto do professor nas aprendizagens do aluno"
Eis (acima) uma regressão linear que, neste estudo, serve para apurar a qualidade de um professor(a) nas aprendizagens dos alunos(as): VAP (Valor Acrescentado do Professor). Tendo presente as reservas relativas a estudos estatísticos com base em modelos de valor acrescentado (a fiabilidade, a validade, o enviesamento, a transparência, a equidade) importa, mesmo assim, destacar a oportunidade da realização e divulgação do estudo (mesmo que assente numa lógica simplista); estudo que permite olhar de forma diferente para o actual sistema educativo português e para as mudanças que nele devem ser efectuadas. Porém, se não houver cuidado e não se der a devida atenção aos resultado das reservas referidas, corre-se o risco (perigoso) de pensar (e até de dizer!) que - perante a extrema complexidade da destacada regressão linear - os professores(as) poderão (ou até deverão, alguém sonhará!) ser substituídos(as) por recursos digitais ou (também há quem assim pense!) que os professores(as), a médio prazo, se devem transformar em técnicos(as) que asseguram e que optimizam o funcionamento daqueles recursos digitais. Ponto.
Adenda
... importa ter presente, e ainda importa consultar este relatório.
Comentários
Enviar um comentário