Quão simples (e bela e provocativa) é uma equação matemática!





















(Imagem: Shutterstock / Tursunbaev Ruslan) 

A equação matemática (acima na imagem), que afirma que a quantidade 0,999, seguida por uma sequência infinita de noves, é equivalente a 1, é uma equação muito simples e muito bela: a maior parte das pessoas entende o que ela diz - acreditar que possa ser verdade já não é bem assim! - e, pela sua beleza, é uma equação provocativa e perfeitamente equilibrada, seja, o seu lado esquerdo representa o início da matemática e o seu lado direito representa os mistérios do infinito.

Admite, provocou-me a minha consciência, admite que esta equação possa ser uma metáfora do cérebro humano? Como diz? Perguntei deveras aparvalhado. Pense comigo, sossegou-me, o cérebro é constituído por dois hemisférios, esquerdo e direito, e ligados pelo corpo caloso; pense, o hemisfério direito representa os mistérios do infinito, que através do corpo caloso é igual a um, seja: faz com que o hemisfério esquerdo, através da linguagem, seja o intérprete da realidade em que vivemos e em que sonhamos. Além de apregoar as virtudes das metáforas, atrevi-me, quer dizer-me que até os números imaginários (considerados sem analogia no mundo real) são reais? E ela, num sorrisinho catita (uma consciência não sorri, pois não?!), ciciou: mais ou menos!, que os números imaginários têm significado nas escalas quânticas, lá isso têm. Fiquei sem fala, amanhã passado continuarei a conversa, retorqui, irei saber mais sobre o corpo caloso, depois de ouvir falar sobre "Música e Matemática". Belíssima escolha, atirou-me, impaciente fico à espera, tenha um bom dia!

Quão simples (e bela e provocativa) é uma equação matemática para o cérebro humano!

Comentários

Mensagens populares