A herança epigenética transgeracional foi observada nas plantas

A cor roxa das flores representa o fenótipo desse organismo
É isso mesmo, concordo consigo, o tema (conteúdo) da epigenética tem muito que se lhe diga. Cá na minha forma única de pensar, importa (antes de tudo) conhecer conceitos simples, genotipo e fenotipo, por exemplo. Na imagem, que hoje escolhi e agora lhe mostro, a cor roxa das flores representa o seu fenotipo: eis um bom (excelente) ponto de partida para deambular por dentro dos dois conceitos que atrás identifiquei; vá lá, não seja calão, converse comigo, sabe que eu adoro estas nossas conversas, sempre o mantenho enraizado no tempo, é vero? Talvez, respondi, mas acaso tem a mínima noção do calor que por aí anda? Parece-lhe mesmo que, com este calor a azucrinar-me os miolos, me apetece envolver em qualquer tipo de conceitos? Tenha paciência! Muito bem, seja, trauteou, apenas falei em genotipo e fenotipo. Porém, se assim é, arrisque ler este documento, vai entender a falta que lhe fazem alguns conceitos. São só oitenta e seis páginas, soletrou as palavras embrulhando-as num sorriso que eu bem conheço, olhe só o que se pode ler na página 49:
"Los biólogos observaron por primera vez esta herencia epigenética transgeneracional en las plantas. Los tomates, por ejemplo, pasan marcas químicas que controlan la maduración a lo largo de las sucesivas generaciones. Las raíces de la herencia pueden extenderse más allá del genoma, pero los mecanismos siguen siendo un enigma. El tema sigue siendo controvertido, en parte porque se remonta a las teorías desacreditadas de Jean-Baptiste Lamarck, el científico francés del siglo XIX que propuso que los organismos transmiten caracteres adquiridos a las generaciones futuras. Para muchos biólogos modernos, eso produce un cierto temor a continuar la investigación por esa vía". 
Ideia interessante, gosto, ouvi-me a responder-lhe, gosto de desafios, se pensava que o seu "são só oitenta e seis páginas" me inibia, engana-se, fico ainda com mais vontade de ler esse tal de documento. Se vou perceber ou não é coisa de somenos; mudando de assunto: deixe que lhe diga que quer o perfume que escolheu quer essa sua camisa translúcida tapada com um levíssimo colete de linho gomado lhe caem que nem ginjas, digo, que nem cereja em cima de bolo. Meu caro divulgador de mim e dos meus talentos, suspirou perplexa e indecisa, depois do que acabo de ouvir, céus, tenho as faces em fogo, sinto em mim uma melodia a soar sempre, a sobrar sempre, entre a lembrança, o coração e agora, gosto e gosto e gosto, tenha um bom dia! 
Adenda
... com memória e memória..., e música.

Comentários

Mensagens populares