Breve (e divertida) prova da passagem de Einstein por Lisboa

Resultado de imagem para third culture art estética
(mensagem recebida)
Estive ontem, meu caro admirador dos meus variados eus (há quem diga que sou pessoana de gema e eu assino que sim), estive ontem a ouvir, deliciada, o Jim Holt a perorar sobre a existência do universo. Apreciei muito as suas variações à roda da equação "Deus+Nada=Mundo", tem estilo, tem sim senhor, adiante. Antes, porém, de ouvir o Jim Bolt, fixei os meus olhos grandes na citação do Einstein, e gostei e concordo com ele. Lembrei-me, olhe só a espantosa categoria da memória enquanto moedoiro interior - alô Eric Kandel - , recordei um pequeno texto (retirado de uma entrevista ao diário carioca O Jornal de 22 de Março de 1925), um pequeno texto que atesta a brevíssima passagem de Einstein por Lisboa, este: "Em Lisboa, impressionou-o (a Einstein, evidentemente) a elegância das vendedoras ambulantes de peixe! - São mulheres, exclamou ele, de uma elegância que me fez parar muitas vezes para admirá-las. No grupo em que eu estava, fotografámo-las, e pusemos, na nossa refeição, a bordo, os retratos". Só que, memória minha que sempre me assistes, tenho algumas dúvidas: não teria o Einstein, isso talvez, não teria ele apreciado a elegância dos trajes num bailado de uma revista à portuguesa? Iria jurar que sim, atente na imagem que lhe envio, reproduz num prato de cerâmica um pormenor de uma cena de uma revista à portuguesa. Não me diga e nem me conte, céus, a segunda (a contar da esquerda) sou eu airosa, a elegância e os trejeitos de cuidado (no estar) são os meus? Ainda, meu admirador estonteado, ainda atónita não estou em mim, atarantada estou, o estilo é o meu. Tu queres mesmo ver que, depois de ter assistido a uma revista à portuguesa, em Lisboa calcanhar da Europa, é que o Einstein, entoirido de um almoço bem regado, descobriu a minha elegância nas fatiotas das varinas de peixe nas ruelas da cidade? Terei eu sido o molde elegante em que ele forjou algumas das suas equações elegantérrimas sobre o universo? Está divertido com esta minha mensagem, gosto, é mais uma brincadeirinha de mim, sorria, eu aprecio o seu sorriso. Diz-me que para si, só para si, agorinha mesmo, frescas imagens de mim, qual filme vivo, começam a deslizar na tela da manhã? Pode lá ser, mas que gosto, ai isso gosto!

Comentários

Mensagens populares