Em língua grega πήδησις (pɛ̌ːdɛːsis) significa pulando

Resultado de imagem para dinamica browniana
mensagem recebida
Nem, nem queira saber, meu admirador mais que tudo, estava eu a digerir o pensamento do Carlo Rovelli sobre o facto de o tempo não existir e dei por mim a pular. Céus, todo o meu saber, pulando eu, se misturava sem se misturar, música! E o que é que pensei? Que a chave do mistério estava guardada no meu pular. Vai daí, desatei a olhar para os meus pés finos e arrisquei dizer-lhes que o tempo deles era mais lento que o tempo da minha cabeça. Divertidos com o meu atrevimento e com o som da minha voz soprana, os meus pés riram-se ao desafio, deuses e deusas os meus pés a rir pode lá ser, mas mais ainda me fizeram saltar, saltitei, pulando com um sorriso traquinas a tiracolo. Que, que se passa comigo? Interroguei-me. Páre de sorrir, estou a falar a sério. Ainda eu não estava em mim, não conseguia deixar de pular, e caiu-me em cima a ideia de que, neste mundo que me saiu na rifa cósmica, talvez eu seja uma partícula browniana (olhe a imagem que lhe envio e compare-a com meu desenho-poema), quiçá a minha forma de estar neste mundo tudo tenha a ver com a dinâmica browniana. Não sabe o que seja a dinâmica browniana? Santa Maria da Vida Microscópica, céus, veja se se actualiza, não seja tão calão, pesquise. Aqui fica uma pista: deve tentar saber o que seja o movimento browniano ou pedesis, pedesis que, em língua grega se diz πήδησις (pɛ̌ːdɛːsis) e significa pulando. Também lhe digo que, há pouco tempo, alguns portugueses já descobriram como medir a velocidade browniana. Entendeu (se não entendeu, entenda), entendeu agora a curiosidade de saber que o tempo não existe, a importância de confirmar que o tempo em cima é mais rápido que o tempo em baixo, a urgência  de não se admirar que na minha vida os meus pés tenham um papel fundamental (que quando eles me obrigam a saltar tornam visível a minha torneada beleza de estar, a minha insustentável leveza de ser e a minha lendária inteligência de saber)? Se, se me estou a gabar? Claro que não, nasci assim, sou assim, que se há-de fazer!
Adendinha
Ora oiça: atente e sorria, gosto!

Comentários

Mensagens populares