Hum, os seus neurónios já ouviram falar em Teuvo Kohonen?

Image result for self organizing maps rose flowersImage result for rotinas inteligentes
(mensagem recebida)
Já, meu admirador de mim e da minha lendária perspicácia, já ouviu falar de Teuvo Kohonen? E da teoria SOM - self organizing maps? Não ouviu, nem de um e nem de outra, vida, porque é que eu ainda me admiro com a sua ignorância? Vamos lá, ao que interessa. Demore-se na imagem (composta) que lhe envio. Bingo, descobriu, o desenho na direita é meu, meuinho, a roseira na esquerda está a crescer, gosto muito de rosas, está a crescer tendo por base o meu desenho. Não pode ser, oiço uns neurónios seus a cochichar: como pode ela (ela sou eu) fazer uma afirmação daquelas? Saberá ela (ela sou eu) que quando alguém vê uma flor, nós os neurónios (no interior do cérebro) respondemos à cor e à forma e à distância da flor dos olhos de quem a vê e é assim que trabalhamos para criar a imagem da flor na mente de quem a vê? Enxergou ela (ela sou eu) como é que nos fazemos isso? Fiz, meu caro, fiz que não ouvi as perguntas. Acordei, pus de lado uma noite mal dormida e um sonho mau (os espíritos maus estão em alta, o diabo que os leve). Ainda a matutar nas perguntas, fui até ao meu terraço de horizonte-água e, sem tem-te nem mas, disse de mim para mim: preciso de magia de fadas e de poemas mas, se um dia comprovarem as equações do Teuvo Kohonen, aposto que descobrem que tarefas múltiplas fazem parte da actividade cerebral, que há neurónios a desempenhar várias funções e que este é o princípio básico do funcionamento do cérebro. Está banzado, os seus neurónios estão em reunião extraordinária, não entendem como é que uma rosa nasce no meu desenho? Porque eu gosto e gosto de flores, homessa! Hum, os seus neurónios já ouviram falar em Teuvo Kohonen?
Adendinha
Com memória.

Comentários

Mensagens populares