Pedalar no currículo escolar: o triciclo entrou pela escolaridade

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Pedalar no currículo escolar, Nossa Senhora dos Pedais Chapados, então agora, na dita “escola a tempo inteiro do pêésse”, todos os alunos e alunas (em ambiente protegido no 1º ciclo e em ambiente desprotegido nos ciclos seguintes) vão aprender a pedalar? Que me diz? Ouvi perguntar quando acordava.  Digo, respondi à única fada musa que todos os dias me acorda (hoje pareceu-me mais linda ainda), digo que ainda não entendi bem como é que na "Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa 2020 2030" (em discussão pública) cabe a medida 7.1.2. Incluir o ciclismo como matéria nuclear do currículo de educação física. Assim clarificada: sendo uma competência básica com múltiplas vantagens para o indivíduo e para a sociedade, todos os alunos terão a oportunidade de aprender a pedalar, num processo de formação faseado ao longo dos vários níveis de escolaridade, em perímetro delimitado e seguro (escola – 1º ciclo), mas também em espaço público (rodovia – 2º ciclo, 3º ciclo e secundário). Espertinho, retorquiu ela de olhos grandes em riste e mãos maneirinhas a falar, concordo consigo. E, continuou em jeito de bocejo: a mania que alguns destravados mentais têm de tudo incluir no currículo escolar, mas sim, é gira, é gira a ideia de indisciplinar o currículo escolar com os méritos estéticos do único veículo em que o animal puxa sentado. Não brinque, ripostei, tenho para mim que aprender a pedalar é como aprender a andar, aprende-se fora da escola, aprende-se na família e na sociedade, é óbvio, essa coisa de remeter tudo para escola desde a "educação para a alimentação" até à "educação para o pedalar" não faz qualquer sentido. Sorriu divertida com o meu azedume e mau humor, e esclareceu que só sorrindo se podem levar as coisas a sério, que, como prova disso, até me deixava um documento de 2011 em que já se falava do Portugal Ciclável, enfatizou que os governos repetem ideias e documentos em tempo de eleições, e que o que eles querem é livre trânsito para o acesso aos votos. Portugal Ciclável?! Perguntei. Encantadora, beijou-me e despediu-se imitando um felino pontapé de bicicleta. Reparei que tinha uns fabulásticos ténis verdes. A gargalhada dela ecoou no meu quarto durante minutos, depois de antes me ter dito que sim, que sim, que todos desejam um Portugal Ciclável, Ciclável de bicicleta e não Ciclável de ciclo como alguns (distraídos no abanar do capacete) terão pensado. Não, disse comigo, bicicleta/ciclo, não pode ser, mas entendi o pensamento daqueles alguns distraídos, dito assim: óbvio, se há três ciclos na escolaridade logo o triciclo, em forma de bicicleta, deve entrar pela escolaridade adentro... E não é que às tantas irá entrar?! Suspirei. 
Adenda
A imagem ilustra a importância da necessidade de incluir no currículo escolar a "educação para o saltar ao pé-coxinho" - desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário - e também e ainda na aprendizagem ao longo e ao largo da vida: construindo-se, por essa via, a possibilidade de uma liga nacional (com vários escalões) do milenar jogo da macaca.

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