Não me sai da cabeça: os momentos eureka são haikus científicos

Image result for mundo recoberto de flores
(mensagem recebida)
Dizia-lhe eu ontem, meu admirador de mim perfeita, que nos últimos dias vivo acossada com maleitas musculares, mais: dizia-lhe que me fazem falta umas caminhadas, quão grande é o alívio que elas me dão, vida! Pois é, por tudo isso, tenho algo a revelar-lhe: um momento eureka que me aconteceu. Foi assim: caminhava eu floresta adentro, num caminho rural pedregoso perto de olivais e de gado a pastar, quando, perto de uma vedação, vejo e oiço um cão a ladrar e a desafiar-me de forma ameaçadora, creio eu a tenter proteger a quinta onde vivia. Nossa Senhora, o meu ritmo cardíaco aumentou, as pupilas dilataram-se, a minha musculatura ficou tensa e as glândulas sudorípadas abriram-se: uma preparação para uma resposta de emergência: uma, fugir a sete pés, outra, subir a uma árvore. Nesse preciso momento, meu admirador de mim, tive uma epifania: percebi que o meu corpo se pôs a jeito para responder à minha mente que lhe perguntava: como te sentes para decidirmos em conjunto a resposta de emergência a tomar? Foi este o meu momento eureka: a mente dialoga com o corpo porque o cérebro não dispõe (pese embora a propriocepção) de informação suficiente para saber tudo acerca do corpo. Santa Maria, agora sei que estive em circunstância idêntica à de Newton por debaixo da macieira e à de Arquimedes na banheira (cretina de rima, que melga!). Se me estou a comparar com Newton e com Arquimedes? Óbvio, olha a novidade! Só que, creio, devo ir um pouco mais longe, e dizer-lhe só a si (com excepção do mundo inteiro), meu admirador de mim única, que os momentos eureka se traduzem em pequenas estórias que mais parecem ser haikus científicos. Quer um exemplo de um haiku não científico? Aí o tem, de Issa Kobayashi (1763-1828): "Imperfeito este mundo/E contudo/ Recoberto de flores". Se a imagem que lhe envio faz jus ao haiku de Issa Kobayashi? Então não! Faz jus não só ao poema de Issa mas também à minha exclamação a quando da queda que dei ao fugir do cão que rosnava. Vida minha, não me sai da cabeça que os momentos eureka são haikus científicos. Amanhã passado lhe falarei mais sobre este assunto. Tenha um dia bom, tenha um bom dia!
Adenda
... pois sim e sim, óptimo!

Comentários

Mensagens populares