A simetria como princípio heurístico: um texto de Elí de Gortari

Image result for simetria flor
Uma imagem chamativa: ilustra bem um texto importante de um autor (por muitos) desconhecido.
Adenda (mensagem recebida)
Tudo bem, meu caro admirador dos meus simétricos desenhos e da minha lendária perspicácia, até que sim, sim: considero ser interessante ler o texto de Elí de Gortari com a imagem de uma flor natural em fundo. Mas, deixe que lhe diga, e não se amofine: melhor lhe seria, primeiro, saber um pouco mais sobre o teorema mais belo do mundo, o teorema de Noether, um teorema que abre as portas do tempo divino e do lugar onde. Nunca, nunca ouviu falar nesse teorema?! Sério, mesmo?! Que grande novidade nenhuma me dá! Que grande surpresa nenhuma a minha! Que grande mulher foi Amalie Emmy Noether! Não é para me gabar, mas algumas das mais cintilantes qualidades dela moram em mim, eu o sei, eu o digo, eu o escrevo. Céus, quanto de formas, cores, densidades, odores (ups, rimou), quanta mistura disso tudo há em mim e tanto através de mim se harmoniza com lugares onde e tempos divinos! Que quer, sou assim, que se há-de fazer!

Comentários

Mensagens populares