Platero e Eu: um livro de poesia escrito em prosa

Platero y yo cumple 100 años con homenajes en todo el mundo
Nós, os seres humanos, somos dois eus, temos duas identidades, somos (não ao mesmo tempo) o eu que vive e o eu que recorda (o eu que intuitivamente experiencia a vida e o eu que pensa a vida e toma decisões): o que  une e separa os dois eus é o tempo, qual tempo?... Bom tema - ouvi-me a pensar - bom mote para hoje reler um livro de poesia escrito em prosa; não sem antes de, em primeiro lugar, ouvir o autor - Juan Ramón Jimenez, prémio Nobel da Literatura (1956) - recorrendo a um documentário que transporta (e actualiza) memórias (sons e imagens e saberes e traços técnicos) do século passado. Pergunta: pode dizer-se que um documentário deste tipo é um "passageiro clandestino na história"? Pode, sim, pode.

Adenda
... com memória.

Comentários

Mensagens populares