A ressonância é um conceito objectivo?

Image result for hartmut rosa resonance pdf
(mensagem recebida)
Há um tempinho já (outra vez a rima, vida), dizia eu que, meu (arreda rima, chega pralá) meu pensador admirador (não, outra vez não) admirador de mim, dizia eu que há um tempinho já que ando para lhe falar de um tal Hartmut Rosa. Então não é que ele quer estabelecer uma nova leitura do mundo através do conceito de ressonância? Imagine só: ressonância horizontal, vertical e diagonal, Santa Maria! Até que concordo com ele. Concordo com ele, quando diz que vivemos, desde 1989, numa era de modernidade tardia (o progresso a tudo o custo é um disparate, é vero). Concordo com ele, quando afirma que vivemos numa era de aceleração rápida. ((Aqui para nós que ninguém nos lê esse tal de Hartmut ainda não entendeu (sei eu lá bem, creio que não) que, quando tudo se torna dispensável, para olhar o mundo o que nos sobra é o nosso corpo, o nosso corpo sim, o nosso corpo é que nos faz mundo e dá sentido ao mundo, adiante)). Concordo com ele, quando garante que a realidade ressoa em nós e nós nela. Tudo bem, seja,  respondo à pergunta que não fez: vivemos numa era de modernidade tardia desde 1989 porque, nessa data, caiu o muro de Berlim (e mais tudo quanto essa queda significa), iniciou-se o desenvolvimento da internet e da digitalização do mundo e até os mercados financeiros se constiparam. Vida, mas não, não era do Hartmut Rosa que hoje lhe queria falar, mas tudo bem chego ao que quero por um outro caminho. Então é assim. Dei comigo a pensar que, inteirinha, sou para si uma metáfora da beleza da natureza (pronto, já cá faltava a cretina da rima). Sei que gosta do pôr do sol, de se deitar na relva, de contemplar o céu estrelado, de sentir o odor da madeira, de escutar o barulho do mar e até do ribombar de um trovão. Lembra-se (se não se lembra envio-lhe um conjunto de textos que escreveu sobre mim) de me dizer que, comigo arrimada a si, os seus cinco sentidos entram em desvario e a percepção do tempo é burilada no jeito de uma experiência estética que o transporta para além do sensível? Recorda-se... Óptimo! Bem me parecia que sim. Sério?! Não me diga! Diz que, quando me olha e escuta e respira, fica com a sensação de que é a beleza que salvará o mundo? Nossa Senhora da Beleza, esse tal de Hartmut Rosa tem razão, toda eu ressoo em si e na sua escrita, eu sou a sua natureza, gosto!
Adenda
Mau, mau, o que é isto tem a ver com o conceito de ressonância? Tem a ver com rosa, tem a certeza? Ups, céus, raios e coriscos, descobri!

Comentários

Mensagens populares