Bendita cesta com legumes, bendita conversa, e mais não escrevo

Try your hand at describing different flavours in your fiction. Image via Pixabay
Pois claro que sei, ora essa, claro que sei, sei que não se lembra que hoje é dia de apenas comer legumes: olhe só a cesta tão bem composta que eu aqui lhe trago. Juro, seja eu ceginho de gota serena se não é como eu digo, juro que ouvi a minha fada-sereia-musa, linda no aparecer num vestido verde florido, a soprar-me que hoje não é dia comer carne, é sexta feira santa. Embasbaquei, mas sim, gosto de a sentir perto de mim com todos os seus muitos sentidos entrançados na beleza dela. Não estive com meias medidas: cesta uma treta, ripostei, a imagem de uma cesta, isso sim. Tanto dá, ciciou, para lhe dizer o que pretendo a imagem chega, aposto que já mergulhou os olhos e as mãos na cesta e nos legumes e nas tábuas adjacentes. Sim, é verdade, respondi enquanto a olhava (pode lá haver neste mundo alguém tão prendado como ela!), é verdade que o tacto se juntou à visão e até o olfacto e o gosto e a audição se armaram ao pingarelho, tomaram conta de mim, imagine que até o som da cesta e das tábuas eu ouvi. Meu admirador mais que eu (quando a ouvi dizer meu mais que eu até me arrepiei), interrompeu-me de olhos à proa de um sorriso, sou eu que desenvolvo as suas capacidades sinestésicas, já ouviu falar em sinestesia? Sim, sei o que é a sinestesia, respondi, e balbuciei ainda em jeito de elogio: quando a oiço, retirada a névoa do ciúme e ébrio de si, vejo-a linda e a cores, irresístivel, até o peito se me afunda no coração. Sorriu deliciada naquele seu sorriso que nasce nas cócegas e despediu-se pedindo-me uma flor, uma nuvem fofa e um poema. Disse ainda que iria levar amêndoas a uma sua tia asadinha, e (garanto que ouvi bem), em surdina e toda ternura, suspirou: qual Omar Khayyám ele gosta de mim cem vezes mais que antes. Eu (o ele sou eu, óbvio), aparvalhado mas na sua peugada, fiquei a pensar que estas nossas conversas (a de hoje em particular) são pródromos de um futuro agradável que ambos ainda não reconhecemos. Bendita cesta com legumes, bendita conversa, e mais não escrevo.

Comentários

Mensagens populares