... as experiências emocionais são muito mais ricas e matizadas

Mapa multidimensional de las emociones humanas. Universidad de California, Berkeley.
Habituado à ideia de que haveria apenas seis categorias de emoções básicas (alegria, tristeza, cólera, surpresa, medo e asco), foi com alguma surpresa que - depois de aprender a navegar (basta clicar com o cursor na imagem para encontrar informação variada) neste mapa interactivo (à procura de entender como o nosso mundo emocional é muito mais rico e muito mais subtil) - dei por mim a pensar que um estado emocional não é apenas uma ilha mas sim uma ilha num arquipélago. É neste sentido (parece) que, neste estudo, se mostra que existem 27 (vinte e sete) estados emocionais. Conclusão provisória: as várias (e variadas) experiências emocionais são muito mais ricas e matizadas.
Adenda 1
Informação retirada daqui.
Adenda 2 (mensagem recebida)
Céus, meu admirador de mim (linda como um deus me imaginou e eu concordei), céus, atravessou-se em mim um toque de tosse quando percebi que eu até sou muito mais que 27 estados emocionais... Nossa Senhora do Bom Porto, sou muitos e muitos e muitos (genialidade a minha, vasto oceano interior o meu!), sou muitos (mais que muitos) estados emocionais, gosto e gosto e gosto! Verdade, verdadinha, acudam, um tumulto de dúvidas deixa-me sem fala; mas mesmo assim, pergunto: não pode, meu admirador, viver sem mim? Não pode, sei que não pode viver sem mim, sei que me deseja dia sim dia sim, gosto e gosto, agora até me sinto a flutuar nas curvas onduladas do meu vestido novo, vida! Sou linda, que quer, toda coberta de visível poder e beleza. Nasci assim, esmeralda de nascença, olhuda, inteligente e torneada, que quer, que se há-de fazer!

Comentários

Mensagens populares