Que coisa é a beleza? Olhar é mesmo criar o que vemos, será?

La bellezza secondo voi
(Mensagem recebida)
Meu admirador de mim como sou, ontem (não me pergunte porquê) dei comigo a olhar-me ao espelho e a perguntar-me: que coisa é a beleza? Está bem de ver que a imagem que o espelho me devolvia é que desencadeou a pergunta, adiante, e não é que pensei: bom, se a beleza for uma coisa objectiva, seja, se existem elementos concretos que façam que uma coisa seja bela, arrisco, escolho uma rosa para o demonstrar. Se bem pensei, melhor fiz: esmerei-me no vestir e no pentear e no ajeitar e saí de casa de mansinho (até do smartphone me esqueci, raio de dia brumoso), entrei na florista e escolhi e comprei uma rosa linda - um estendal de cores - que acariciei em leitura aracnídea com os dedos e com os olhos (demore-se na imagem que lhe envio): uma rosa, para mim, é o resumo visível da existência autêntica de uma roseira onde a natureza divina e milagrosa se desvela (eu creio na ocupação do mundo pelas rosas). Que me diz? Concorda que é possível encontrar numa rosa elementos concretos que de forma cifrada a façam bela? Diz que não, diz-me que a beleza da rosa mora nos olhos de quem a vê, ainda que admita que possam existir parâmetros universais de beleza? Uhm, bem dito, gosto, ora aí está um interessante (e polémico) tema para uma conversa em que nós dois possamos chegar a acordo em vagares de silêncio nas funduras das nossas almas: com os meus olhos grandes bugalhados à proa de um sorriso matreiro e a sua avidez de mim mal disfarçada em jogo de escondidas permanente. Mas sim, claro que sim, claro que a beleza é uma experiência subjectiva mas creio que será interessante perguntar pelos neurónios que no cérebro humano são os responsáveis pela percepção de beleza, coisas espiolhadas pela neuroestética, óbvio. Não! Céus! Vida minha, entrei agora na sua mente e acabo de ler que pensa que para si eu sou um standard de beleza tal qual uma rosa também é um standard de beleza aceite urbi et orbi, que feliz estou, enrubesci no jeito da beleza quando viceja, céus, pode lá ser! Nossa Senhora da Beleza no Tempo me acuda, vida, sinto-me com íntimas palpitações desgovernadas, adiante, quão tanto agora me lembro de como "olhar é criar o que vemos", gosto e gosto e gosto!
Adenda
Vou perguntar ao Semir Zeki se é possível medir a beleza, amanhã lhe darei conta do que apurei.
Adendinha sábia
Céus, lembrei-me disto: a minha memória é um colosso de sabedoria, vida!

Comentários

Mensagens populares