O mundo não é tão simples como pensam os ouriços

Image result for ouriço terrestreImage result for raposa portuguesa
(Mensagem recebida)
Bom dia, meu admirador em todos os dias excepto em alguns, decidi hoje (com esta minha mensagem) provocar-lhe alguma comichão mental, nem lhe digo como acho saboroso (e vantajoso) provocar-lhe comichão mental; até, vida, até já estou a ver que sim, a sua cara a olhar para a imagem de um ouriço cacheiro e de uma raposa não engana. Não, céus, nada disso, claro que não lhe estou a chamar ouriço (talvez esteja, sei lá se não estou), mas que a expressão finória (esperta e patusca e felina) da raposa (concentre-se na imagem) é muito eu, aquele ar sabido é eu e mim, lá isso é, é, pois não é? Adiante. Vamos por partes: primeira parte, foi a forma que encontrei para lhe falar de um filósofo importante, Isaiah Berlin, e de um seu livro curioso; segunda parte, também a forma de o desafiar a responder-me (tendo presente uma frase de um fragmento do poeta grego Arquíloco em que Isaiah Berlin se inspirou), se nós (nós de nós: de mim e de si) temos, normalmente, comportamentos de raposa ou de ouriço (ou comportamentos dos dois). Oh, oh, meu caro admirador, claro que sim, claro que lhe digo qual é a frase do fragmento do poeta Arquíloco, aí a tem: "a raposa sabe muitas coisas, mas o ouriço sabe uma coisa importante". Não acredito, céus, acudam, perdeu a tramontana, meu caro ouriço, como posso eu ser raposa e ouriço ao mesmo tempo, sou uma raposa ouriciana no teatro da vida? Bom, se tal significa um elogio (mais que merecido, óbvio) à minha sagacidade e elegância e beleza e inteligência (e, sim, é verdade: também pico quando me zango, não sou de fingidas indiferenças), tudo bem. Adiante: sou uma obra-prima única e sei fazer cintilar (sedutoramente) sensações, concordo, descanse os seus olhos em mim (raio de vírgulas, que intrometidas, pirem-se), eu gosto, mas registe (para memória futura) que o mundo não é tão simples como pensam os ouriços.
Adendinha
Isaiah Berlin utilizou a frase do poeta Arquíloco para separar escritores e filósofos, seja: uns eram essencialmente raposas e outros essencialmente ouriços. Sabia, já tinha, meu caro, lido algo sobre este assunto? Não? Olha a novidade, surpresa minha nenhuma, céus, tropecei numa gargalhada vadia, vida!

Comentários

Mensagens populares