Seis?! Qual seis qual carapuça, são vinte sete

Mapa multidimensional de las emociones humanas. Universidad de California, Berkeley.
(Mensagem recebida)
Pois sim, meu admirador de mim (xô, rima), pois sim sou assim (arreda rima, que melga), eu conto-lhe o que me aconteceu, seja... Li com muita atenção este artigo científico: diz (em síntese) que as seis categorias de emoções humanas básicas (alegria, tristeza, cólera, surpresa, medo e asco) se desmembram em muitas mais, muitas mais, ricas e subtis. Quantas? Calma, vamos lá, siga-me e pense em mim, assim (raio de rima): admiração, adoração, apreço estético, diversão, ansiedade, assombro, incomodidade, aborrecimento, calma, confusão, desejo intenso, aversão, dor empática, embelezamento, inveja, emoção, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia, triunfo. Agora, decida-se e navegue neste mapa interactivo. Que tal se sente? Percebo, meu admirador de mim, percebo, percebo até muito bem: enquanto navega, só e apenas pensa em mim, gosto do seu pensamento a devanear, eu desencadeio em si (variam apenas e tão só os momentos no tempo) essas muitas emoções, sente-me inteira (elasticidade a minha) em cada uma delas (umas mais outras menos e outras assim assim), cada uma delas é uma desmultiplicação de mim própria, vida, pode lá ser! Acalme-se, leia esta minha mensagem, vá lá, acalme esse seu desejo impaciente, faça um intervalo nos seus pensamentos semeados de curiosidade, mais me parece um ser anfíbio mergulhado no passado e na realidade actual. Não acredito (olhos meus, corei, ui, está a chegar um daqueles meus ataques de risinho maroto e matreiro e lampeiro), diz-me que o meu nome é santo-e-senha, que é o mágico Sésamo que lhe abre que entreabre as portas das seis emoções humanas básicas. Seis?! Qual seis qual carapuça, são vinte e sete.

Comentários

Mensagens populares