Nunca ouviu falar na tabela Plimpton 322?

Image result for teorema de pitagoras desenhado
(Mensagem recebida)
A verdade, meu admirador incondicional, a verdade é que ontem, vida, durante um passeio por um sonho matemático, lá andei eu, mais uma vez, pela demonstração do teorema de Pitágoras. Atente na imagem, viu, demonstração à vista: para recordar há que registar na memória a expressão "os calções de Pitágoras". Adiante. Só que o busílis do meu sonho não mora ali. Então não é que no meu sonho com horizonte água, acudam, dei por mim a decifrar a tabela Plimpton 322? Seja: não foi Pitágoras que descobriu e equacionou o teorema, o mesmo já era conhecido 1500 anos antes de Pitágoras nascer. Passei-me dos carretos, meu admirador de mim e das minhas formas perfeitas e que lhe provocam arrepios em pele de galinha, céus, imagine a minha franja ao vento, os meus olhos grandes a iluminar a tabela e eu sorrir quando atirei ao ar um eureka em voz de madrigal delicioso. Recorda-se de lhe ter dito que sou soprano, digo, soprana? Calma, não se amofine. Nunca ouviu falar na tabela Plimpton 322? Surpresa minha, grande novidade me dá (não sou eu mensageira de novidades imprevistas?): é só pesquisar, encontrará (rimou, raio de rima, vida!).

Comentários

Mensagens populares