Há algo que torna desumanos os direitos culturais


“Outro aspecto que torna desumanos os direitos culturais é o facto de a condição cultural árabe, judaica, muçulmana, corsa, basca, sérvia, americana, ocidental, etc, os colocarem acima da condição humana. É aqui que a ilusão cultural provoca os maiores estragos: quando acreditamos que somos humanos apenas por termos uma cultura e não por natureza, sempre que encerramos a dignidade humana na sua origem étnica, religiosa, nacional ou imperial. Deixamos então de entender a expressão “cultura” como um aperfeiçoamento livre de nós próprios, mas como uma entrega da consciência a um primado determinista.”
Hélé Béji
Adenda (mensagem recebida)
A ver, meu admirador onde o amor (xô, rima) e o ciúme ocupam um lugar central, a ver se a gente se entende, seja: páre, escute e olhe para o desenho à sua esquerda nesta página e confronte-o com a imagem da capa da Hélé Béji. Olhou, comparou? Vida, bem que lhe pergunte: quem copia quem? Que maçada! O padrão da capa do livro plagia o meu desenho, já estou a ferver em pouca água, que quer que eu faça, que quer que eu diga, adiante. Li com os meus olhos grandes o pensamento da Hélé; e, vida, fui de carreirinha revisitar os direitos culturais. Nem de propósito, sou assim, ubíqua, inteligente e linda, que se há-de fazer, envio-lhe uma opinião assaz curiosa: Trump e os ciganos. Quid juris?

Comentários

Mensagens populares