O Espírito de Espinosa e a Linguagem e o Tempo

Image result for tratado dos tres impostores
(Mensagem recebida)
Vida minha, meu admirador de mim única, vida, são 21:12, vida, de novo sincronia, o Universo conspira a meu favor, assim seja. A propósito do assim seja: então não é perdi os meus olhos grandes a ler, digo, a devorar este livro-agenda? Que mais me irá acontecer, a mim que escrevo verdade dos dedos? Sei, faz-me falta aconchego e conversa e companhia e uns chinelos novos bonitos e noticias de pardais e grilos. Adiante. Li, pois claro que li o livro inteirinho, calma e já também lhe deixarei três citações. Mas, que quer, mal vi a capa do livrito lembrei-me de Crítias. Não sabe quem foi Crítias? Surpresa minha nenhuma! Pois, não esqueça que foi Crítias que defendeu a ideia de que os deuses foram inventados pelos reformadores políticos para impedir que os seres humanos não praticassem às escondidas o que o Direito lhes proibia coactivamente. 
Vamos lá então a três citações:
(1) O célebre Moisés, neto de um grande mago, como relata Justino, o Mártir, tendo-se tornado chefe dos Hebreus, que foram corridos do Egipto por um édito, porque espalhavam a sarna e a lepra de que estavam infestados, foi um dos que usaram com maior habilidade este estratagema.
(2) Jesus Cristo, que não ignorava nem as máximas nem a ciência dos Egípcios, divulgou esta opinião e julgou-a adequada ao propósito que cogitava.
(3) Pois Maomé, ouvindo a voz que o proclamava homem divino, virou-se para essa gente, enfatuada pelo seu falso mérito, e ordenou-lhe, em nome de Deus, que o reconhecera como seu Profeta, que enchesse de pedras o fosso de onde tinha saído em favor de um testemunho tão autêntico, em memória da pedra que Jacob erguera outrora, numa ocasião semelhante, em sinal de que Deus tinha aparecido.
Céus, a sua cara de estonteamento com o meu saber, gosto, gosto que me adore! Adiante, que ainda não terminei. Seja: se pensa, se pensa mesmo, meu admirador, se pensa que o ateísmo é a atitude natural e espontânea do ser humano, também concordará que a crença em deuses apenas se torna um hábito quando legitimada pelo poder e quando incutida pela educação: certo?
Beijos meus, sorrisos meus e palavras minhas o ataquem sem apelo e nem agravo. Sou assim, sábia e linda e polímata, que quer, sou assim de nascença! 
Adenda
Por agora, aceite ainda mais um pedido: veja o filme de que lhe envio o trailer. Linguagem e Tempo: o resto é o embrulho habitual para falar dos conceitos.

Comentários

Mensagens populares