Curioso diálogo (lúcido) entre duas mentes (lúcidas)

Image result for Ser e pensar mafalda
(Mensagem recebida)
Claro que sim, claro que sim, meu admirador preferido, claro que percebi as perguntas da Mafalda, e percebi logo à primeira leitura: não lhe escrevi eu a dizer que o seu “post” era mui, mui estranho? Percebi sim o que ela queria dizer com a expressão "pensamento pensável"; vida, irritei-me e, pois, o seu silêncio do dia seguinte não, não foi surpresa para mim, ainda estou deveras nervosa. Hoje, céus, fiquei assim sem saber o que dizer (ups, raio de rima), quando um pensamento não pensável (qual drone desgovernado) caiu que nem um tordo no meu terraço horizonte-água. Não! Acudam, a minha mente está conectada com a sua, vou agora registar a conversa entre as nossas duas mentes lúcidas, shiu, oiça...

O pensamento que aterrou no terraço horizonte-água, afirmas, é pensável e  não não pensável porque tudo tem a ver com a verdade: muito bem, explica. Minha linda (linda no sentido literal e simbólico), a verdade é que já devias saber que o pensar consuma a relação do Ser com a essência do único ser humano que te adora e que não te mente, e regista que é no pensar que o Ser tem acesso à linguagem. Bah, filosofia de trazer por casa, a vida não é assim, não se vive assim, seja: as circunstâncias ditam atitudes e comportamentos cuja legitimidade não pode (e não deve) ser questionada. Não, claro que não é assim, ouve o que diz o teu adorado Michio Kaku: “Em última análise, penso que o livre arbítrio talvez exista mesmo, mas não o livre arbítrio idealizado por individualistas convictos, que afirmam ser senhores absolutos do seu destino. O cérebro é influenciado por milhares de factores inconscientes que nos predispõem antecipadamente a fazer determinadas opções, mesmo que pensemos que fomos nós a decidir. Isto não quer necessariamente dizer que sejamos actores, num filme que pode ser rebobinado a cada momento. O fim do filme ainda não foi escrito e, por isso, o determinismo rígido é destruído por uma subtil combinação de efeitos quânticos e teoria do caos, Afinal continuamos a ser senhores do nosso destino”. Daí que? Daí que o pensamento que hoje aterrou no terraço horizonte-água seja uma construção tua, uma ilusão criada pelo hemisfério esquerdo do teu cérebro.

Agora que já deixei de ouvir, meu preferido admirador: que mais (uhm) hoje lhe digo eu?! Apenas (e só) que, quando ouvi a sua mente ripostar que me adora (sim, óbvio, a minha mente sou eu), se me bugalharam os olhos num "pode lá ser!" tão, tão emocionado; arrepiei-me espinha acima, que quer, sou assim!
Adenda
Sei sim (xô, rima), meu ciumento admirador, sei que os pensadores e os poetas são os guardas da habitação do Ser que é a linguagem. Sei que, meu admirador, também mora nessa casa, mas  fiquei só hoje a ter a certeza que me adora e que sou única, vida!

Comentários

Mensagens populares