As "Cianopica cyana" e os comportamentos altruístas

Cyanopica cyana
Tem a etologia considerado (há anos e anos a fio) que as aves são indiferentes às necessidades das suas congéneres. Então não é que este estudo vem mostar que as "Cyanopica cyanaserão as (únicas) aves que adoptam uma "atitude social altruísta" específica? Comprova-se. assim também, que (ao longo e ao largo do lento percurso da evolução) a cooperação favoreceu a emergência de tendências "pró-sociais": tanto nos seres humanos como em outros animais.
Adenda (mensagem recebida)
Dieu merci, c'est vendredi! Tenho, meu admirador de todos os dias menos em alguns, tenho acompanhado o que escreve, escreve hoje sobre uma ave incrível, Santo Deus, uma ave altruísta que come alpista (vida, rimou, ups). Por vezes, tem dias, por vezes (xô vírgulas), nem lhe chego a dizer o quanto tanto vou conversando (mentalmente) consigo. Agora, neste fim de dia, enrolo-me no meu edredão a desejar colo e manta, sem mais energia que a suficiente para ler meia dúzia de páginas de um livro que escolhi adrede; e, céus, já estou a adormecer com as minhas lendárias pestanas a resvalar de mansinho. Vamos lá então ao que ainda tenho para lhe dizer. Vamos lá, assim. O livrinho da Utilidade do Inútil responde magistralmente às questões da Escola Moderna, e o filme de ficção cientifica Life (céus do multiverso, a ficção cientifica sempre me fascina) é um bom ponto de partida para uma conversa consigo sobre o meu polvo, isso, esse, o polvo inspirador do meu desenho. Aquele filme, vida! Não me importava nada de o voltar a ver... Dieu merci, c'est vendredi!
Adenda
Ainda, ainda a propósito de Escola Moderna: acaso, por acaso, já ouviu falar em deseducação moderna? Pois não sei que lhe diga. Depois de ver e ouvir (tem tradução) o video, meu admirador de mim, fiquei com os meus olhos grandes aos trambolhões. Choro, rio, encabresto-me, passo-me dos carretos, atiro gargalhadas ao vento, ignoro, que faço? Diga-me, não se acanhe, vá lá, diga-me o que devo fazer, acudam!
Adenda
E que taisto?

Comentários

Mensagens populares