Olhar é descobrir o segredo que está dentro de nós

Image result for jean dubuffet paintings
(Mensagem recebida)
É verdade que sim, meu ainda preferido admirador, é verdade que sim, gostei muito do mote de ontem, belo tema para pensar enquanto se devoram as esbeltas estórias do Decameron. Mas a verdadeira surpresa é quando nos deparamos com algo de nós que desconhecíamos, como a coragem, como a inteligência para superar uma dificuldade ou quando nos descobrimos mais belos do que julgávamos ser. A capa do livro Decameron é linda, gosto, faz-me lembrar a beleza de ouvir estórias com poemas a borbulhar no pensamento (e até e também a beleza dos vestidos); e, Santo Deus, algumas das posições das raparigas são minhas: os braços a amparar os joelhos, a mão a suportar o rosto, inatas (e gaiatas) sedutorices minhas, vida que todos os dias me surpreende, sou assim, vou ser sempre assim, linda e única, que se há-de fazer! Quer saber mais, meu estonteado admirador, quer mesmo? Então eu digo. não me faço rogada. Pensei e pensei e, aí fui eu, fui revisitar Jean Dubuffet e li de afogadilho a "Cultura Asfixiante"; e, depois, escolhi um desenho dele (que lhe envio). Não! Não sabe quem foi Jean Dubuffet, tem bom remédio, pesquise, pensa que o desenho é meu? Vida, assumo, podia, o desenho podia ser meu (tenho um caderninho cheio de desenhos rabiscados), mas não é, é mesmo do Dubuffet (quase que rimou, ups). Adiante, confidência: quando aticei os meus olhos grandes para rever a obra do Jean Dubuffet, ouvi o meu perspicaz pensamento ciciar-me, assim: não, olhar não é só ver, olhar é descobrir o segredo que está dentro de nós.
Adenda
O tema, meu admirador, o tema "descobrir o segredo que está dentro de nós" ainda tem pano para mangas e, aposto, vai dar-lhe água pela barba, eu explico. Mas prometa (antes que me esqueça), prometa que não liga a presságios e que muito menos liga a maus presságios. Então é assim... Primeiro, venha daí dar uma volta a uma exposição (esta) sobre a beleza e o início da modernidade. Depois, Santo Deus, Jesus, Maria, espante-se com o "Complexo de interioridade"(tem tradução). Não sabe o que possa ser o complexo de interioridade? Olha a novidade (rimou, ups)! Se aquele complexo tem a ver com "descobrir o segredo que está dentro de nós"? Então não!

Comentários

Mensagens populares