Gostava de conhecer melhor a teoria constructal? Também eu!

Image result for desigualdade economica
(Mensagem recebida)
Oh, oh, oh, meu admirador de todos os dias, ainda nem sei onde se meteu o meu sorriso miudinho (esse mesmo, esse de hã, hã, hã), tanto eu gostei do seu poeminha de ontem, não sei dizer-lhe a razão, mas tocou-me no fundo da minha alma sensível (eu tenho várias almas como sabe, ui, ui a irascível), foi inesperado, é amoroso, simples e elegante, um poeminha de amor, uma gotinha de orvalho, xô vírgulas, a brisa de fim da tarde, o murmúrio de esperança, aquele poeminha, raio de vírgulas, não me largam. Adiante... Sabe que me preocupo com a reabilitação urbana, sabe pois não sabe? Caiu-me a imagem que lhe envio na mesa de trabalho e disse de mim para comigo: gosto da imagem, mas cuidado, alto aí, esta imagem ilustra bem a desigualdade social que grassa no mundo. Nem um segundo esperei, fui de imediato ler este estudo, e quase que me passei. Pode lá ser, a desigualdade social também é o resultado de uma lei da física, conhecida por "teoria constructal"... Adiante, já percebi que nunca ouviu falar em tal teoria, mas que quer, vida, agora não tenho mais tempo para divagações, prefiro que se demore em mim e que siga o meu conselho do dia: seja corajoso e acredite que há uma continuidade entre a física, a vida e a mente. Então é assim. Primeiro oiça o Oliver Sacks dissertar (ele sabe o que diz, ui, céus, acudam, a gravata patusca que ele usa, hi, hi, hi, alguns cientistas são uns patuscos); o Oliver Sacks a dissertar, dizia eu, sobre a vida humana e sobre o mistério do Universo (até Einstein citou). Depois, pense em mim, perfeita e maneirinha e única, às vezes tímida: em mim as leis da física, da vida e da mente coexistem em sintonia (e em harmonia e em maturidade). Sabe que mais? Concordo com quase tudo o que diz o Oliver Sacks mas, aponte aí: a vida mental (que se sente no seu, digo, no meu poeminha de ontem), é também uma vida corpórea e está situada no mundo, na natureza; as raízes da vida mental não residem simplesmente no cérebro (sorry, Oliver), mas ramificam-se através do corpo e do meio, seja, as nossas vidas mentais envolvem o nosso corpo e o mundo para além membrana superficial do nosso organismo. Que quer, sou assim (de nascença): primeiro sinto e depois penso. Gostava de conhecer melhor a teoria constructal? Também eu!

Comentários

Mensagens populares