Revelação do Tempo: pensa no que vês e sentes


Tarde, mas cheguei lá, seja, deve ser natural escrever sem teorias: escrever com (ou a partir de) teorias é uma grande indelicadeza. É uma grande indelicadeza porque um texto onde existem teorias, é assim como um objecto onde se deixa a etiqueta com o preço. O tempo e o vagar que consagro à comparação (cuidada e curiosa: as linhas e traços e riscos e sentidos) entre a imagem (que daqui retirei:um desfile cinematográfico da natureza) com a imagem do lado esquerdo desta página, tem maior préstimo para a minha renovação interior que dezenas (quiçá várias centenas) de conversas filosóficas, cientificas, metafísicas, internacionalistas e outras que tais e outras mais: natureza e vida, sensibilidade e profundidade, complexidade e beleza, surpresa e ternura, timidez e arrojo, andam de mãos dadas (simbolicamente embutidas) numa e noutra imagem, nelas o Tempo projecta a sua milenar lanterna mágica. Não resisto a debitar um pensamento que agora está a vir à tona; vamos lá ver se o consigo traduzir, é mais ou menos assim: "o nosso eu, o verdadeiro, aquele que tudo sabe, por vezes o condenamos à prisão; só que o cárcere não é à prova de som, deixa que ele sussurre (no tempo certo) o que devemos fazer". Concluindo... Quando olhei (e comparei as duas imagens) ouvi o meu eu sussurrar, polidamente e em prodigiosa velocidade: escusas de procurar e de debitar teorias e mais teorias, revelação do Tempo, pensa no que vês e sentes.
Adenda (mensagem recebida)
Nem de propósito: ainda, meu caro pesquisador de pensamentos emaranhados, ainda eu matutava nas expressões "polidamente e em prodigiosa velocidade" e "revelação do Tempo"; e, sem tem-te nem mas, caiu-me em cima (vida, céus, acudameste documento. É ou não verdade - desminta-me se for capaz e se tiver arte e engenho - que (durante anos) a ebulição borbulhante do centro da (nossa) Europa também tem muitas semelhanças (se a pensar animada) com a imagem do lado esquerdo desta página? Mais, vida, todo o mapa tem semelhanças, pode lá ser, adiante...
Nova adenda (mensagem recebida)
Que categoria de pensamento: corrido, claro, sem espinhas, até um cego vê que assim é...

Comentários

Mensagens populares