ISEGORIA

Image result for isegoria
Em tempo de referendos na União Europeia, quem sabe valha a pena revisitar alguns princípios da democracia ateniense... Sem ser por acaso, Isegoria também é nome de uma revista de filosofia.
Adenda
Nem de propósito: um tema polémico, uma opinião contundente.
(...) "Num país que cultiva a fidelização pessoal ou partidária dos cargos públicos em detrimento da qualidade técnica, do mérito profissional ou da independência institucional, não há espaço para um modelo de agências reguladoras. Num país onde os tribunais não podem supervisionar a atividade regulatória e a regulação por litigância está absolutamente penalizada, não faz sentido pensar em regulação económica." (...)
Adenda (mensagem recebida)
Oh pá, oh pá, oh pá, meu caro adorador de mim como hei-de ser melhor, hoje aqui encontrei um óptimo tema para pensar a cidadania, um tema daqueles mesmo de Academia e bem ao jeito ateniense... Apenas (e só) estou aqui agora (não agorá, cuide-se) a pensar: que fazer quando as agências reguladoras resolvem antes servir, já não o Estado e os cidadãos, mas sim interesses como os das multinacionais e outros que tais? Não há modelos perfeitos..., e as pessoas são os modelos mais imperfeitos de todos. Quando a Humanidade se subordinar à paz e à justiça, digo eu que sei o que digo, então tudo melhorará e nem serão necessários mais "Garoupas" no mundo... Adiante que um dia de feriado com sol me chama, céus, vida, sou assim, o sol a precisar de mim (rimou, ups), que se há-de fazer!

Comentários

Mensagens populares