Vida utopiana: o que é vida utopiana?

Image result for start up
(Mensagem recebida)
Claro que sim, meu caro, claro que sim, claro, desde que a Humanidade pôs o pé na Lua, uma nova civilização começou, seja, a Terra deixou de ser um palco, adiante: começou uma civilização planetária. Também por isso, veja só, logo que eu soube que a Chantal Mouffe iria estar em Portugal (não sabe quem é a Chantal Mouffe, e eu surpreendida!), liguei o meu gps e vai de pesquisar (aqui) para saber o que o pensamento dela terá evoluído desde 1985. Tem presente, meu adorado admirador, tem presente que a antena 1 e eu somos unha com carne, sabe pois não sabe, claro que sabe. Então quem é que (um dia destes) eu ouvi perorar (e divagar) sobre vida utopiana num evento (evento uma treta, acontecimento isso sim), digo, num festival-acontecimento (Fólio) em Óbidos? Nem mais nem menos que o nosso Presidente da República... Santo Deus, acenderam-se-me os faróis dos meus olhos grandes e desatei a correr atrás do meu atiradiço pensamento. Dizia ele: em Portugal está a decorrer uma revolução silenciosa. E eu: qual revolução? E ele: a revolução das startups é vida utopiana, a utopia é necessária, precisamos de utopias. E eu: o que é vida utopiana? Ele embatucou. E, óbvio, a pergunta sobrou para mim, sempre para mim, vida, só para mim, que se há-de fazer. Lembrei-me de si, meu caro pesquisador da minha beleza sem limites, e decidi responder à pergunta. Vamos lá devagarinho como convém. Primeiro, não se esqueça que o sentido da vida não está predeterminado: nem princípio coperniciano e nem princípio antrópico. Segundo, fixe que o sentido da vida é o sentido que nós de lhe damos. Terceiro, pense que os ingredientes ao nosso dispor para dar sentido à vida são dois: trabalho e amor. Quarto, registe que estes dois ingredientes devem ser enriquecidos com: desenvolver os nossos talentos inatos e melhorar o mundo à nossa volta. Alto aí, meu admirador de todos os dias, está a tentar dizer-me que a minha presença, vibrante e viva e inteligente, assume na sua vida mais ou menos rotineira, a forma e o contorno exactos da vida utopiana no seu milagre de expressão? Olha a novidade, como seu, digo, como se eu o não soubesse!

Comentários

Mensagens populares