Passear para apanhar ar

(Mensagem recebida)
Li e reli, meu caro, o seu texto de ontem…
Tropecei numa gargalhada quando imaginei que (durante o seu passeio) tinha guardado a rã dentro do bolso. Adiante que o riso me faz cócegas: pensar numa rã bonita com calças de ganga e ténis, estampa-me o riso no rosto, céus, vida, acudam. Vamos lá, calma. Tanto quanto pude apurar, existem rãs pequenas (como eu), irrequietas (tenho dias…) chamadas anãs, dizem que vivem em África (será?!). Adora, digo, agora a sério: aquela frase do só existe o que se vê, faz pensar; afinal o que é a realidade? Sei, sei, meu caro, sei que não sabe da existência de Teofrasto, paciência, nada que me surpreenda, mas creio que lhe seja útil pensar um pouco no que ele escreveu (sobre o pensamento de Diógenes) a propósito da complexa função cognitiva. Ora leia:
 “Diógenes atribui o pensamento e os sentidos, como também a vida, ao ar... Parecia fazer isso pela acção de semelhantes (pois ele diz que não haveria nem agente nem paciente, a não ser que todas as coisas viessem de uma). O sentido do olfacto é produzido pelo ar à volta do cérebro. A audição produz-se sempre que o ar entra dento dos ouvidos, ao ser movimentado pelo ar exterior se espalha em direcção ao cérebro. A visão ocorre quando as coisas se reflectem na pupila, e ela, misturando-se com o ar interior produz uma sensação (…). O gosto chega à língua por intermédio do que é raro e suave. Do tacto ele não deu definição, nem da sua natureza e nem dos seus objectos. O olfacto é mais agudo para aqueles que têm menos ar na cabeça, pois mistura-se mais rapidamente; e mais se é inspirado através de um canal mais comprido e mais estreito, pois deste modo avalia-se mais depressa: é por isso que algumas criaturas vivas têm mais olfacto que os humanos… Que o ar interior percebe, sendo uma pequena porção do deus, é indicado pelo facto de que muitas vezes, quando temos o espírito noutras coisas, nem vemos nem ouvimos.” (...)
Passeia, meu caro, para apanhar ar de mim? Sou o seu ar interior, a sua deusa?

Comentários

Mensagens populares