Na alimentação a boca é o laboratório e o nariz a chaminé

Eu sei, meu caro admirador de quase tudo o que digo e faço, eu conheço a sua estratégia: lê uma mensagem minha e, záscatrapaz, há que deitar cedo, encosta a face numa almofada parecida com as minhas (muitas) e adormece a pensar em mim; mas depois é que são elas, vida, é acordado pelos meus pensamentos, verdade? Verdade, respondi, é verdade, é mesmo assim, respondi à única fada que me conhece como ninguém. Adiante, disse ela. Adiante que preciso de lhe dizer que ontem (ontem foi dia 13 e a promeira, digo, a primeira noite de verão) se me revelou a minha alma, e, mais, a minha alma falou comigo. Não, exclamei, não, deixe-se disso, não pode ser. Ajeitou a túnica azul clarinho (a alma dela são as suas curvas suaves, dei comigo a pensar), e pediu: deixe que lhe conte. Por quem é, disparei, linda como está e com vontade de me falar da sua alma, só se eu fosse tolo é que a não ouvia. Muito bem, não se fez rogada, então foi assim: desatei a olhar para a imagem das árvores e, cirioso, digo, curioso, a imagem vista do lugar onde eu estava (o meu sofá maior) tinha um efeito misterioso, havia uma luz no topo, começou por parecer uma estrela e depois, garanto, passou a ser um anjo, um ser de luz. A sua alma, interrompi, é um anjo? Nada disso, acalme-se, acalme-se: a minha alma é o meu cérebro em funcionamento e o cérebro é indispensável para a vida. Mal que lhe pergunte, atrevi-me, cérebro, alma, vida, mas é preciso comer e beber todos os dias, certo? Rodopiou (que jeito maneira!), sorriu (a comissura dos lábios apelativos e as narinas vaidosas brincavam ao desafio), e: pois claro que sim, mas não é na boca nem no nariz que encontraremos o segredo do que é bom para comer e beber, a decisão da escolha cabe ao cérebro, a garganta propõe e o cérebro dispõe; mais, fixe que na alimentação a alma se alimenta do aroma, alimentação e sagrado andam lado a lado. Se assim é, não estive com mais medidas, conhece alguma receita interessante? Vamos lá então, assentiu; apenas para nós os dois: primeiro, use um pimento vermelho e um pimento verde (a associação do vermelho e do verde, cores complementares, confere à visão uma tonalidade afectiva do alimento), deixe os pimentos 30 minutos em forno quente e depois deixe arrefecer em papel; de seguida, corte dois tomates (sem pele) e uma cebola em cubos (mais uma nota de vermelho que sublinha o branco da cebola já que os dois tomates e a cebola participam no concerto aromático com os seus tiazóis e os seus polisulfuretos)... Não fui capaz de me conter e desatei a rir: os dois tomates e a cebola a participarem num concerto aromático com os seus tiazóis... Felizmente que ela, bem-disposta, entendeu não só o meu rir quanto onde eu que ria, digo, queria chegar. E tanto entendeu, que, sem se dar por achada, se despediu gaiteira, linda e corada; e, perspicaz, trauteou: o olfacto e o gosto são um único sentido e, sendo assim, na alimentação a boca é o laboratório e o nariz a chaminé...

Comentários

Mensagens populares