"Come la penso" e a arcana origem do verbo grego "phio"

É isso, é como lhe digo, meu admirador incondicional em todos e cada dia, pátáti pátátá, até a mim me acontece, céus, adiante; come la penso” é o título de um livro do Andrea Calogero Camilleri com artigos sobre política, modos de pensar e quejandos (gosto da forma de estar da entrevistadora, tem formas de mim); e eu, vai daí, vida minha, inteligente como sou, pensei logo: eis um título que ele (sim, é o ele é para si) podia utilizar para falar de mim. Não pode ser, ripostei à única fada que se aventura madrugada adentro, ontem não preguei olho, não dormi nada, estou fatigado e quer que eu escreva como a penso a si, precisa mesmo que escreva, a sério? Verdade, verdadinha, ciciou, não sei bem, seja, li outra vez o seu oráculo e pergunto-me porque terá usado um profeta bíblico, creio que tem a ver com o êxodo dos judeus: eu resolvi-o ao meu jeito, eu sou o seu tesouro prometido, certo? Certo, respondi, nem mais, é o meu tesouro prometido, é o fio que une a minha vida, posso dormir agora? Céus, que dorminhoco me saiu, trauteou numa gargalhada regalada, claro que pode dormir, desde que não se esqueça que fio também é forma de verbo: fie-se em mim que eu fio-me em si, adiante, se tiver tempo e se lhe apetecer, conjugue-o com o prefixo em, céus, acudam, tropecei numa gargalhada. Brincadeirinhas de fada bem-disposta, a esta hora da manhã, era só o que me faltava, exclamei deliciado, enquanto me perdia nas suas curvas suaves (corpo inteiro e alma acompanhante), e invectivei-a: acaso sabe que fio (phyo) é um verbo grego que significa nascer e produzir, nele tem origem a "física" ("physis" grega) que os latinos traduziram para "natureza"? Ela, linda de ser e de estar, tapou os olhos grandes (bugalhados) com as mãos maneirinhas e, como quem brinca e quer meter medo, soprou-me cantante: “Bhu”, "Bhu", "Bhu"! Se brincar é a sua resposta tipo assombração, vou ali e já volto, encabrestei-me. Acalme-se, meu adorado perguntador, saiba que a arcana origem do verbo grego “phyo” mora na raiz indo-europeia “bhu” que significa “ser”... Não!... Sim!...

Comentários

Mensagens populares