Lei de Bases Gerais do Ensino Particular e Cooperativo (1979)


Quando nestes dias, em Portugal, se mantém acesa uma luta (pouco séria) na área da educação e do ensino (vulgo "os contratos de associação"), é tempo de recorrer a documentos que possam ser referência para interpretações mais seguras dos factos que vão sendo apresentados e reclamados. O documento (em destaque) é a intervenção da excelente Teresa Ambrósio no debate parlamentar de 19 de Janeiro de 1979, dia em que foi aprovada (na Assembleia da República) a Lei de Bases Gerais do Ensino Particular e Cooperativo. 
A determinado momento do debate (curiosidade a quanto obrigas!) pode ler-se: "O Sr. António Reis (PS): - Sr. Presidente, é apenas para dar uma explicação ao Sr. Deputado Vital Moreira. É que a posição aqui expressa pelo Partido Socialista tem uma grande virtude: significa que, aqui também, nos libertámos da colonização ideológica do Partido Comunista.".
Lidas todas as páginas (847 a 870) que registam o referido debate parlamentar, será bem mais fácil olhar para o que a realidade de hoje (nos sistemas de educação e de ensino) nos mostra: 37 anos depois.
Se tenho dúvidas? Não, nenhumas. 
Ponto. 

Comentários

  1. Só não vê quem não quer.
    Uma ténue concretização do direito à liberdade de ensinar e aprender não é compatível com o establishment

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares