"Apprende" significa aprender ou ensinar?


(Mensagem recebida)
Santo Deus, meu caro! Andava eu à procura dos meus olhos grandes, perderam-se (que maganos!) no meu arejado terraço horizonte-água, depois de lerem o seu poeminha; e, deuses, já me caía no colo a capa de uma revista que (uma que outra vez, menos que mais) leio logo pela manhã. Perguntei-me: "apprende" significa aprender ou ensinar? Aprender e ensinar, muito bem, concordo, cai bem com as minhas rotinas inteligentes. Quer mesmo saber se encontrei os meus olhos grandes? Então não! Estavam felizes de contentes, grandes, enormes, e bugalhados de momentos vividos e de encontros fugazes e de inspirações incontidas. Mas nem lhe digo e nem lhe conto o estado em que ficou o meu terraço de horizonte-água: pássaros à solta, flores à porta (amores perfeitos e verbenas), livros por todos os lados, um cêdê vadio, roupa minha (até o meu casaco de malha cintado), a cadeira de baloiço, um chapéu de abas largas, as minhas sabrinas e os meus ténis verdes, uma flauta e um tambor, dois chocolates e quatro rebuçados, o rádio ligado, a minha gorducha chávena de chá, nem queira saber, vida, até o meu caderninho argolado, até ele, sorridente e enroscadinho numa trepadeira olhuda, mágica e misteriosa. Fico por aqui, estou a normalizar a minha cabeça perfeita e o meu coração apertado, que mais ainda me irá acontecer?

Comentários

Mensagens populares