Avaliação externa das aprendizagens no Ensino Básico
Há
quem tenha o dom da ubiquidade, há quem destile (a propósito de tudo e de assim e de nada) vasta (e basta) sabedoria infusa: "urbi et orbi". Pois sim, pois não. Vamos aos factos. Em tempo de acesso fácil a uma comunicação global (imediata e
acessível) até um bicho careto se sente único, arvora saber, emite sentença e
colhe os louros. Vem isto a propósito de muitas e variadas opiniões sobre o "Modelo integrado de avaliação externa das aprendizagens no Ensino Básico" em vigor. Esta opinião, a título de exemplo, merece reparo duro. Assim: qual massacre, qual carapuça! Sejamos claros, blá, blá, blá, a realidade é só uma, seja, acabaram (com fundamentação ideológica e não técnica) os exames nacionais no 4.º e 6.º anos de escolaridade e acabou a prova de "inglês Cambridge" no 9.º ano de escolaridade. Para quê então tanta conversa fiada? Porquê confundir alhos com bugalhos, porquê confundir pêras com maçãs? A razão parece ser simples, seja, importante é falar de cátedra, um falar próprio de quem tem a atitude e o paleio que prepara altos voos na política; política onde o que não é parece; está no seu direito, aproveita o que lhe é facilitado. Adiante e para concluir: quem apregoa que o "modelo integrado de avaliação externa das aprendizagens no Ensino Básico" quer "devolver o foco às aprendizagens e não o treino para os exames" não sabe o que diz; debita (mal) o que leu (ou ouviu dizer) sobre avaliação interna e externa das aprendizagens: apenas e tão só.
Adenda
Nem de propósito. Já está divulgado o "Programa Nacional de Reformas" (para União Europeia ver!); e (no que se refere à educação e formação - eixos e medidas) facilmente se percebe que são duas áreas vitais para Portugal; e, facilmente ainda, se percebe a vacuidade da eliminação dos exames nacionais no 4.º e 6.º anos de escolaridade.
Sugestão: antes de ler o PNR (e ponderar no que lá está e no que lá falta - diz quem sabe -), vale a pena consultar este e este documento.
Constatação: está em jogo o futuro de Portugal e estão em jogo mais de 10 mil milhões de euros; importante será vir a conhecer (anualmente e em pormenor) os resultados da execução das medidas previstas.
Adenda (03/0472016)
Bem pensado e bem escrito...
Adenda (04/04/2016)
Insulto? Resmas de insulto...
Adenda (06/04/2016)
Gostava de saber pensar e escrever assim ...
Adenda
Nem de propósito. Já está divulgado o "Programa Nacional de Reformas" (para União Europeia ver!); e (no que se refere à educação e formação - eixos e medidas) facilmente se percebe que são duas áreas vitais para Portugal; e, facilmente ainda, se percebe a vacuidade da eliminação dos exames nacionais no 4.º e 6.º anos de escolaridade.
Sugestão: antes de ler o PNR (e ponderar no que lá está e no que lá falta - diz quem sabe -), vale a pena consultar este e este documento.
Constatação: está em jogo o futuro de Portugal e estão em jogo mais de 10 mil milhões de euros; importante será vir a conhecer (anualmente e em pormenor) os resultados da execução das medidas previstas.
Adenda (03/0472016)
Bem pensado e bem escrito...
Adenda (04/04/2016)
Insulto? Resmas de insulto...
Adenda (06/04/2016)
Gostava de saber pensar e escrever assim ...
Comentários
Enviar um comentário