Está a renascer o Condado Portucalense

macrorregiao_portugal
(Mensagem recebida)
Conto-lhe, meu caro, conto-lhe porque sim, quero eu dizer, conto-lhe porque me apetece revelar uma minha incrível iluminação profana. Seja então. Um amigo meu (ui, os ciúmes...) enviou-me um estudo que pode encontrar aqui. Vá lá não se iniba, aceite as condições e aceda ao estudo, vai apreciar. Quer saber de que se trata? Tudo bem, a sua preguicite aguda é já doença crónica. Adiante. Olhe bem para a imagem. O que está a ver (a imagem foi retirada do estudo), é uma imagem de um mapa de Portugal continental, e as cores e os rabiscos representam quer a intensidade das comunicações móveis quer os movimentos pendulares dos utilizadores, isso, utilizadores de telemóveis e afins. Percebe-se, sem dificuldade, a densidade populacional junto ao Atlântico, e as luzes anunciam a grande Lisboa e o grande Porto. Deixe a grande Lisboa "em banho-maria" e venha daí comigo passar os olhos por este documento. Viu? Que lhe parece? Que se trata do grande Porto. Olha a novidade, é mais, é mais que isso. É o Noroeste Global? Também é. Mas sim, meu admirador, há mais. Tive uma iluminação profana e sei o que está a revelar-se: está a renascer o Condado Portucalense. Não se lembra do início da história de Portugal? Nunca, nunca ouviu falar em Portucale? Tem bom remédio, pesquise. Hoje vou tentar repousar, levantei-me mais cedo que o habitual, esmerei-me na minha apresentação, tive um dia agitado e muito produtivo, preciso de descansar muito: assim sendo, logo vou deitar-me "com as galinhas" (cedinho, isso mesmo...). Santo Deus, todos os dias me sobra tanto saber!

Adenda 
Nada melhor, meu caro, que ouvir quem sabe... Será mesmo como ele diz?

Comentários

Mensagens populares